Em sondagem realizada com comerciantes e empresários de Porto Alegre sobre os efeitos do temporal de janeiro, o Sindilojas da capital gaúcha obteve os seguintes resultados. Questionados sobre impactos da tempestade em seus estabelecimentos, mais de 63% citaram terem sofrido com a intempérie ocorrida em 16 de janeiro deste ano.
Os impactos são variados. Falta ou oscilação da internet (44,6%), falta ou oscilação da luz (43,6%), falta de água (17,8%), alagamento no local de trabalho (14,9%), goteiras (5,9% e infiltrações (4%) foram situações citadas pelos respondentes.
Sobre especificamente a consequência da falta de luz – a maior reclamação da população no período – os empresários reclamam principalmente da queda nas vendas e faturamento. Cerca de 98% dizem que esse foi o maior efeito após a falta de luz. Ainda na lista aparecem a redução do fluxo de pessoas, atraso na entrega de mercadorias e redução da prestação de serviço.
Os prejuízos financeiros causados variam de loja para loja, assim como o tipo de perda para cada uma delas. Segundo o levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, em média, R$ 5.550,00 foi o valor do prejuízo.
Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA comenta os resultados. “Foi um dos piores momentos para a população porto-alegrense, e em consequência disso, do comércio varejista. Muitas áreas afetadas pela falta de luz devido ao temporal e à demora nos atendimentos aos que necessitavam. Esse valor obtido através da nossa sondagem é alto, principalmente porque há muitas empresas de micro e pequeno porte”, relatou.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 24 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. A Entidade realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional por meio do Varejo Educação e, ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.