TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
8º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho encerra com palestra de Miguel Falabella
   
     
 


25/03/2024

8º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho encerra com palestra de Miguel Falabella
Evento promovido pela Fecomércio-RS ocorreu de 21 a 23 de março, em Torres, reunindo cerca de 350 pessoas

Com a palestra "Onde estás, felicidade?", o artista Miguel Falabella encerrou o 8º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho, promovido de 21 a 23 de março pela Fecomércio-RS, em Torres. Na ocasião, Falabella falou sobre a necessidade de nos conectarmos e criarmos um passado que nos honre. "A busca pela felicidade é que nos guia, é o 'bem' mais distribuído da terra".

A receita pessoal de felicidade, segundo o ator, reúne poesia, comunicabilidade, disciplina, adaptabilidade, praticidade, agendamento, originalidade, pertencimento, persistência e generosidade. "Uma vida sem metáforas, é uma vida sem sentido. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Parma, na Itália, a metáfora ativa os neurônios". Outro ponto destacado foi a importância da mudança. "Adaptar-se é de certa forma desaprender. Não adianta ficar agarrado a conceitos antigos que não vão me levar a lugar nenhum. A adaptabilidade é a capacidade de se reinventar, é a capacidade de descobrir que você pode seguir outros caminhos". Para finalizar, Falabella ainda destacou a importância da teia social. "O ser humano precisa ter teia social para ter o bom funcionamento do cérebro. Ela é fundamental".

Durante os três dias de evento, cerca de 350 pessoas estiveram na Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT) entre empresários, autoridades, convidados e representantes das federações de outros estados do país. A palestra de abertura foi conduzida pelo desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 44ª Região, Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, que falou sobre Direito do Trabalho no mundo contemporâneo. Na conferência, ele abordou a crise do judiciário trabalhista, com origem na sua sobrecarga e na questão histórica da Constituição de 1988. A sobrecarga, ele apontou, se justifica pela própria estrutura do sistema e na inaptidão dos poderes políticos.

O Juiz do Trabalho do TRT do Rio de Janeiro Otávio Torres Calvet proferiu a palestra "Terceirização e Pejotização no Comércio (STF x TST)", quando falou sobre a necessidade de entender o Direito do Trabalho de uma nova forma, diante das inúmeras mudanças e surgimento de novos modelos. "O STF está sendo moderno e libertador na área trabalhista. A Justiça do Trabalho está há anos fazendo a mesma coisa, porque não consegue fazer nada diferente. Esse é o grande mal da área. É difícil você conseguir olhar diferente para os novos fenômenos. A tendência é pegar o novo e tentar ajustar ao velho, buscando soluções para novos problemas dentro de uma lógica antiga". Após, Nivaldo Cleto, conselheiro do Comitê Gestor da Internet do Brasil Setor Empresarial Usuários de Internet, e Eduardo Barasal Morales, coordenador da área de formação de sistemas autônomos do CEPTRO.br/NIC.br, falaram sobre ataques cibernéticos e segurança da rede para o comércio.

O home office também foi tema de debate nesta edição do evento. A gerente de relações trabalhistas e sindicais Lojas Renner S.A., Mariana Nunes, a advogada do Grupo Panvel-Dimed, Cristiane Dummer, e o gestor das áreas de Relações Sindicais, Operações de RH, Folha de Pagamento e Business Intelligence Ricardo Gomes compartilharam as experiências do modelo nas suas respectivas empresas. Mediados pela gerente do Núcleo Jurídico Sindical Trabalhista da Federação, Márcia Duarte, o grupo falou sobre como a pandemia revolucionou a prática e o processo de transformação.

Durante o evento, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Luiz Carlos Bohn, destacou o papel da entidade e do evento para os gaúchos. "É um grande prazer estarmos reunidos novamente para discutirmos as questões sindicais e trabalhistas. A Fecomércio-RS e os sindicatos empresariais trabalham para que tenhamos um ambiente de negócios mais favorável, por meio das nossas negociações coletivas, da nossa interlocução com o governo, através da formação de parcerias e estimulando a inovação e o desenvolvimento de soluções por meio do Lab Fecomércio". 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomércio RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: João Alves


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br