TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Impacto das enchentes no setor automotivo do RS
   
     
 


14/06/2024

Impacto das enchentes no setor automotivo do RS
Entrevista exclusiva com Jefferson Fürstenau, presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS

Em uma entrevista exclusiva, o presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, Jefferson Fürstenau, abordou as consequências das recentes enchentes no Rio Grande do Sul sobre o setor automotivo. Dentre os temas discutidos, destaca-se o número de veículos confirmados como perda total, o impacto financeiro estimado, os desafios na recuperação dos veículos danificados e as previsões para o mercado de carros novos e usados no estado. Além disso, Fürstenau revelou a necessidade de suporte governamental e os esforços necessários para a recuperação do setor.

Consumidor RS: Quantos carros foram confirmados como perda total devido às enchentes?

Fürstenau: Não temos um total exato, mas segundo pesquisas realizadas, fala-se em 200 mil veículos atingidos aqui no Estado.

Consumidor RS: Quantos desses veículos eram zeros em estoque nas concessionárias? Qual é o impacto financeiro estimado?

Fürstenau: Estamos estimando 1.000 veículos 0km, o que corresponde a 200 a 250 milhões de reais. Além disso, há também os veículos seminovos, a depredação dos prédios, estruturas, mobiliário e sistemas, levando a um prejuízo aproximado de 1,5 bilhão de reais.

Consumidor RS: Como os veículos danificados serão recuperados ou reaproveitados?

Fürstenau: A recuperação dos veículos depende muito da quantidade de água que os atingiu e do tempo que permaneceram submersos. Alguns veículos com baixa tecnologia podem ser recuperados, mas a grande maioria possui mais componentes tecnológicos, tornando a recuperação mais difícil. Esses veículos terão perda total, decretada pelas seguradoras ou nós do Sincodiv/Fenabrave-RS fizemos um acordo com uma empresa de leilões para leiloar esses veículos como de enchente.

Consumidor RS: As concessionárias e proprietários de veículos têm algum tipo de suporte ou compensação de seguradoras ou do governo?

Fürstenau: São apólices de seguros individuais, cada concessionária tem a sua, e é necessário avaliar os termos e cláusulas contratadas. Algumas montadoras trocaram veículos atingidos em algumas concessionárias, mas foi algo pontual. Até o momento, não recebemos nenhum suporte ou estímulo do governo. Estamos pleiteando linhas de crédito, financiamento e incentivos governamentais para a recuperação do setor.

Consumidor RS: Como as enchentes afetarão o mercado de carros novos e usados no estado e no país?

Fürstenau: O país apresentou um resultado de vendas negativo, em parte devido à falta de participação nas vendas do RS. Normalmente vendemos 15 mil veículos por mês, mas em maio foram comercializados 5.654, também em função da paralisação do Detran RS. Uma perda de 60% no mercado.

Consumidor RS: Existe algum impacto previsto na oferta e demanda de veículos na região?

Fürstenau: Sim, temos um impacto muito forte. Primeiro, haverá uma crise e baixa nas vendas devido ao efeito direto da enchente. Em seguida, prevemos um crescimento exponencial nas vendas quando as seguradoras pagarem os veículos com perda total decretada pelas enchentes. As seguradoras estão sendo ágeis em acolher estas propostas e determinar perdas totais. Finalmente, teremos uma real condição de avaliar o que acontecerá com o mercado. Imaginamos uma retração em relação aos números previstos para este ano, mas teremos mais clareza em agosto.

Consumidor RS: O setor está em crise? Qual a perspectiva? E como era o panorama antes da tragédia?

Fürstenau: Neste momento, o setor está em crise e permanecerá assim até que tenhamos recursos para recuperar as estruturas das concessionárias. Somente no dia 27 de maio tivemos o retorno do sistema do Detran RS, permitindo voltar a faturar e emplacar veículos. Precisamos de recursos com taxa subsidiada e período de carência para que a economia e o setor de veículos se recuperem no Estado. Antes da enchente, estávamos otimistas com uma perspectiva de crescimento de 12% na venda de veículos zero no RS, em comparação com 2023.

Consumidor RS: Existe algum plano ou protocolo para a recuperação desses veículos danificados?

Fürstenau: Não há um plano coletivo ou governamental. Essas questões estão sendo tratadas individualmente pelas concessionárias, em conjunto com suas montadoras. Algumas montadoras se prontificaram a recuperar grande parte desses automóveis.

Consumidor RS: Qual será o destino dos veículos que não podem ser recuperados? Eles serão descartados ou podem ser reaproveitados de alguma forma?

Fürstenau: Os veículos que não puderem ser recuperados serão leiloados pelas seguradoras ou pelas próprias concessionárias, ou serão desmontados e usados para fornecimento de peças por algumas montadoras, dependendo da montadora.

O Sincodiv/Fenabrave-RS, entidades representativas do setor, conta com 720 concessionárias no RS, das quais 300 foram atingidas pelas inundações. A rede emprega diretamente cerca de 18 mil colaboradores, estimando que 6 mil famílias que atuam na rede tenham sido afetadas. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sincodiv/Fenabrave-R
Autor: Karen Cunha
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação/Sincodiv/Fenabrave-R


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br