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Conecta: inscrições para programa de inovação aberta do Instituto Caldeira vão até 11 de julho
   
     
 


01/07/2024

Conecta: inscrições para programa de inovação aberta do Instituto Caldeira vão até 11 de julho
Neste ciclo, Braskem, Gerdau e John Deere lançam desafios ao mercado; startups de todo o Brasil podem participar

Estão abertas até o dia 11 de julho as inscrições para o segundo ciclo de 2024 do Conecta, programa de inovação aberta do Instituto Caldeira, hub de fomento à nova economia localizado em Porto Alegre (RS). O programa tem como objetivo conectar grandes empresas da Comunidade Caldeira a startups de todo o Brasil, buscando soluções para desafios reais enfrentados por essas empresas, e gerando oportunidades de negócios para as startups. Neste ciclo, as empresas participantes são Braskem, Gerdau e John Deere. Startups que desejem participar e que tenham potencial de fornecer soluções para os desafios apresentados podem se inscrever no site oficial do Conecta.  

O programa tem quatro ciclos por ano. No primeiro ciclo de 2024, participaram Vibra Agroindustrial, Irani, Arena POA (Arena do Grêmio), Rands, Grupo Equatorial e Unimed Porto Alegre. Empresas como Grendene, Banrisul, Fruki Bebidas, Unicred, Banco Alfa, Delta Global, DLL, Marcopolo, Panvel, Todeschini e Apisul estão entre as que já passaram por edições anteriores. Em 2023, ao longo de todo o ano, foram 30 desafios lançados, 575 startups mapeadas, e 72 conexões realizadas entre essas startups e as empresas da Comunidade Caldeira. 

"Para as grandes empresas, o Conecta é uma oportunidade única de acesso a soluções inovadoras e personalizadas que podem transformar seus processos e aumentar sua competitividade", aponta Pedro Valério, Diretor Executivo do Caldeira. "Já para as startups, o programa oferece um ambiente de validação real de suas tecnologias e uma chance de estabelecer parcerias estratégicas com grandes players do mercado. Além disso, o Conecta fomenta um ecossistema de inovação colaborativa, onde o conhecimento é compartilhado, e todos saem ganhando." 

Como funciona o programa

Para conectar de forma eficaz as empresas às startups, o Instituto Caldeira realiza um workshop com a equipe interna das companhias, procurando entender e aprofundar cada um dos desafios enfrentados. Os desafios são lançados no mercado, e, a partir daí, startups de todo o Brasil podem se inscrever para resolver alguma dessas dores. 

Além das startups inscritas, a equipe do Caldeira faz um hunting ativo no ecossistema, para encontrar a solução mais aderente a cada desafio lançado pelas empresas. Na etapa seguinte, organiza um pitch day, em que as startups são convidadas a apresentar seus produtos e serviços e mostrar como podem resolver as dores das empresas participantes. O hub também faz a conexão das empresas com as startups escolhidas e acompanha o processo de resolução.

Neste ciclo, o anúncio das startups selecionadas para o pitch será feito no dia 18 de julho. No dia seguinte, 19, haverá um encontro de alinhamento e preparação para o pitch day; que, por sua vez, acontece no dia 26 de julho, online, com a presença das corporates. 

Desafios do segundo ciclo

Conheça, abaixo, os desafios apresentados pelas empresas participantes do segundo ciclo do ano do Conecta: 

Braskem: como avaliar e definir o melhor formato de acesso para manutenção, promovendo uma operação segura e econômica?

A Braskem busca implementar uma solução que transforme a mentalidade e os critérios de tomada de decisão em relação aos meios de acessos e gestão dos mesmos. O objetivo é adotar formatos alternativos de acesso que não apenas garantam a segurança das pessoas, reduzindo a exposição a riscos, mas também diminuam os custos operacionais e a necessidade de recursos. 

Gerdau: Como se comunicar e integrar as informações da jornada de compras com foco no aumento da autonomia do cliente interno?

A Gerdau busca implementar uma solução que comunique com seu cliente e conecte todas as informações da jornada de compras, melhorando a previsibilidade das entregas e aumentando a autonomia do cliente interno. A solução deve reduzir o tempo de espera, melhorar a satisfação dos clientes internos e aumentar a produtividade dos compradores, enquanto integra diretrizes de segurança e custos. 

John Deere: Como garantir a correção de vulnerabilidades, a implementação de atualizações e o processo de backup dos dispositivos OTs (Operational Technology) na Indústria 4.0?

A John Deere busca implementar uma ferramenta que automatize a detecção e controle de resolução de vulnerabilidades de cibersegurança, tanto na base de inventário dos dispositivos OTs quanto nas bases de vulnerabilidades públicas (CVEs) e nas recomendações de cibersegurança publicadas pelos fabricantes de dispositivos em seus canais de comunicação (Cybersecurity Advisories).

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Marina Martini
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


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