TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CDL POA: Dia dos Avós e a Economia Prateada
   
     
 


18/07/2024

CDL POA: Dia dos Avós e a Economia Prateada
Os avós desempenham um papel crucial na formação e desenvolvimento de suas famílias

Com a aproximação do Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho, a CDL Porto Alegre apresenta um estudo sobre como as famílias vivenciam essa data e a relevância econômica dos avós na sociedade. No decorrer de 2024, a Entidade, em parceria com a Vitamina Pesquisa, vem realizando um estudo de cunho etnográfico com três famílias da Capital, sendo o Dia dos Avós uma das nove etapas do projeto. 

Os avós desempenham um papel crucial na formação e desenvolvimento de suas famílias, especialmente na criação dos netos. Segundo o Projeto 60+, realizado pela Vitamina Pesquisa, 86% dos avós colaboram na criação dos netos, sendo que 27% ajudam de alguma forma e 25% contribuem financeiramente para o sustento das famílias. Em muitas delas, os avós são responsáveis por suprir a ausência da figura paterna, seja por falecimento ou por outras circunstâncias. 

Ainda, sobre o potencial econômico das pessoas com idades entre 65 e 69 anos, essas são a maioria entre os indivíduos que possuem reserva financeira, de acordo com a pesquisa da CDL POA que aferiu o comportamento de consumo dos porto-alegrenses em 2023, o que indica uma melhor administração financeira desse público e viabiliza a contribuição econômica nos núcleos familiares. No estudo, mais da metade dos respondentes (55,6%) não possuía reserva financeira. Dos 44,4% que dispunham de economias, 60% estão na faixa etária dos idosos. 

O Dia dos Avós é celebrado anualmente, desde 1957, e coincide com o dia de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus - o que também agrega cunho religioso à data. O presidente da CDL POA, Irio Piva, considera que: "Os avós desempenham múltiplos papéis na vida das famílias. Além de serem figuras de carinho e proteção, em muitos lares, os avós são uma presença constante no cotidiano dos netos, contribuindo para a formação de suas identidades e oferecendo suporte emocional". 

Apesar da significativa importância dos avós na estrutura familiar, a data ainda não possui a mesma relevância daquelas dedicadas a outras figuras mais consolidadas no calendário varejista, como o Dia das Mães e o Dia dos Pais. A pesquisa indica que a lembrança pela data é mais visível em eventos escolares do que em iniciativas individuais das famílias. 

Uma possível explicação para a tímida relevância comercial do Dia dos Avós é a proximidade com outras datas comemorativas em que muitos avós também são presenteados. De acordo com o estudo da CDL POA para o Dia das Mães 2024, 17,3% dos consumidores pretendiam presentear sogras e avós durante o Dia das Mães, o que pode reduzir a intenção de compra específica para o Dia dos Avós. Além disso, observa-se que as avós têm um papel mais efetivo na criação dos netos em comparação aos avôs. Este envolvimento ativo não só ajuda na educação e cuidado diário das crianças, mas também permite que os pais mantenham suas atividades profissionais. 

A Economia Prateada em Ascensão  

A economia prateada, focada nas necessidades e desejos da população idosa, está se tornando cada vez mais relevante à medida que a população envelhece. O Brasil está caminhando para se tornar um "país idoso", com o menor número de nascimentos registrado desde 2003 e um aumento significativo na expectativa de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030, o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo.

No entanto, a desvalorização cultural da figura dos idosos ainda é um desafio, com muitos relatando sentimentos de abandono e falta de representação na mídia. O Projeto 60+, da Vitamina Pesquisa, mostra que 37% dos idosos não se sentem representados pela mídia, refletindo a necessidade de uma maior inclusão e valorização dessa faixa etária. A economia prateada é uma realidade pronta para se tornar oportunidade. 

A pesquisa "Avós da Experiência", desenvolvida pela CDL POA, ajuda a entender como as famílias vivenciam o Dia dos Avós e de que forma se organizam financeiramente. Dentre as famílias acompanhadas pelo estudo etnográfico, as avós são um esteio emocional, e muitas vezes financeiro, no núcleo familiar, seja pela convivência ou pela ancestralidade. 

Acesse aqui a pesquisa completa "Avós da Experiência".

Fonte: Imprensa CDL POA
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br