TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Coalizão Vozes do Advocacy lança campanha sobre as consequências do mal controle da diabetes
   
     
 


18/07/2024

Coalizão Vozes do Advocacy lança campanha sobre as consequências do mal controle da diabetes
Minidocumentário traz pessoas contando suas histórias sobre as complicações causadas pela condição, como cardiopatia, glaucoma, esteatose de terceiro grau, problema renais e de circulação nas pernas

A Coalizão Vozes do Advocacy lança campanha para conscientizar a população sobre a importância do cuidado adequado do diabetes. As principais complicações dos descuidos com a glicemia podem levar a sequelas irreversíveis e até mesmo à morte súbita. Entre elas estão doenças cardiovasculares, mau funcionamento dos nervos periféricos (neuropatia diabética), comprometimento dos rins (nefropatia diabética), danos à visão (retinopatia diabética), infecções, transtornos bucais e distúrbios cutâneos. Sete em cada dez pessoas com diabetes só descobrem que têm a doença após desenvolverem complicações, segundo o Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes.

Com o lançamento de um minidocumentário inédito, a campanha tem como objetivo alertar as pessoas sobre as consequências do mal controle do diabetes, além de ampliar o diálogo sobre a atenção integral ao paciente e a adesão ao calendário especial de vacinação. O minidocumentário também reforça o trabalho realizado pelas associações de pacientes, institutos e pela Coalizão Vozes do Advocacy na promoção da educação e do acesso à informação sobre a condição.

“Com a campanha, queremos chamar a atenção do Governo para o diabetes como uma questão de saúde pública. A demora no tratamento é justamente uma das principais causas dessas graves complicações”, reforça Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy.

O minidocumentário, que será veiculado nas redes sociais das entidades e no site da campanha, traz o depoimento do Dr. Balduino Tschiedel, médico endocrinologista e presidente do Instituto da Criança com Diabetes, além de depoimentos de pessoas com diabetes, que contam seus relatos pessoais de complicações com a doença. Carlos Daniel, associado da ARAD (Associação Rio Grandense de Apoio ao Diabético), convive com diabetes tipo 2 há 15 anos. Carlos fez o exame de hemoglobina glicada, achou que estava curado, então parou de fazer o tratamento e sofreu as consequências.

Já Antonise Aquino, que é escritora, professora e vice-presidente da Associação dos Diabéticos e Familiares de Petrolina (ADIFAPE), descansou um dia após o almoço e não acordou. Os médicos fizeram uma investigação, e descobriram que o problema dela era síndrome poliglandular tipo 2, depois veio a diabetes e na sequência a insuficiência adrenal.

Monica Valle, representante da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético (ASPAD), vive com diabetes tipo 1 há 18 anos e é professora. Ela tinha seu diabetes controlado até que começou a sentir muitas dores nas costas.  Fez exames com suspeita de comprometimentos renais e foi encaminhada ao oftalmologista. “O médico falou para mim: ‘Mônica, não vai ter escapatória, você vai para hemodiálise. Eu falo que a máquina é minha melhor amiga, porque eu fico lá três vezes na semana - segunda, quarta e sexta, durante quatro horas ligada nela”.

A prevenção e controle adequado da diabetes estão entre as principais formas de evitar complicações. A primeira coisa a se fazer é mudar os hábitos de vida, adotando alimentação saudável, balanceada e prática de atividades físicas.

Controle rigoroso da glicemia, cuidado adequado aos pés e exames oftalmológicos regulares podem ajudar a prevenir ou retardar o início das complicações do diabetes. Considerando o risco de contrair infecções, os pacientes devem receber a vacina contra o Streptococcus pneumoniae, hepatite B e COVID-19, e a vacina anual contra a gripe.

Para acessar o vídeo da Campanha na íntegra, acesse o link: www.vozesdoadvocacy.com.br ou em: https://www.youtube.com/watch?v=Da5Yf7PeNXA

Para realização desta campanha, contamos com a parceria de: Abbott, AstraZeneca, Abbvie, Bayer, Merck, Novo Nordisk, Proxima, Roche, Sanofi e Takeda. 

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 24 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas condições no país.

Fonte: Anima Press
Autor: Vanessa Pirolo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Freepik


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br