O Banrisul está figurando no ranking "Melhores Empresas do Mundo em Crescimento Sustentável 2025", elaborado pela revista TIME em conjunto com o instituto de dados Statista. O levantamento identificou as 500 companhias que se destacam por combinar desempenho excepcional em sustentabilidade com forte saúde financeira. Dentre as empresas elencadas, o Banco ficou classificado em 281º lugar. Já na esfera financeira, o Banrisul conquistou a 6ª colocação entre as instituições nacionais e a 39ª posição no comparativo global.
O estudo levou em conta o crescimento da receita, a lucratividade e as emissões de carbono em relação aos pares do setor. Também foram considerados aspectos como baixo consumo de água, taxas de produção de resíduos e uso de energia renovável. Apenas empresas que divulgam seus dados ambientais de forma transparente foram avaliadas. Além do Banrisul, outras 45 corporações brasileiras integram o ranking.
De acordo o presidente do Banco, Fernando Lemos, o reconhecimento internacional demonstra que a performance financeira e as práticas de sustentabilidade da instituição estão à altura dos players mais avançados do mundo. “Estamos orgulhosos de representar o Brasil e, especialmente, o Rio Grande do Sul nesse ranking. A distinção comprova o esforço diário do Banrisul em gerar valor para seus clientes e acionistas e também para a sociedade gaúcha", enfatiza.
Recentemente, o Banrisul divulgou os resultados do terceiro trimestre de 2024 e registrou um lucro líquido de R$ 632,1 milhões, uma alta de 11,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, o Banco vem avançando na gestão de indicadores de sustentabilidade e aprimorando suas práticas de governança e negócios. Na pauta climática, a companhia apura suas emissões desde 2020. A partir da mensuração, vem reduzindo consideravelmente sua pegada de carbono com projetos de mitigação e compensação. A organização também adota práticas eficientes em energia e vem ampliando o número de ambientes abastecidos por energia limpa.