Na manhã da terça-feira (15), a CDL Porto Alegre realizou o Encontro de Presidentes que recebeu lideranças das entidades parceiras para o fortalecimento do varejo no Estado. O presidente da CDL POA, Irio Piva, o superintendente Maico Renner e o time comercial receberam entidades de todas as regiões do RS estiveram presentes, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; e da secretária da Educação, Raquel Teixeira.
Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o evento foi “uma grande oportunidade de troca de experiências em que pudemos confrontar a visão do público e do privado, debater o futuro das entidades, do ponto de vista institucional, e soluções para melhorar o ambiente de negócio dos nossos associados. Além da visão do Estado sobre o que está sendo construído para o futuro do Rio Grande do Sul. Foi um grande momento de troca que tenho certeza de que todos os que participaram saíram inspirados e engrandecidos.”
Após abertura de Irio Piva, o superintendente da CDL POA, Maico Renner, apresentou o panorama histórico da entidade e da Equifax | Boa Vista, assim como as metas a médio e longo prazo para o desenvolvimento dos negócios do Rio Grande do Sul.
Após, o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, apresentou as ações e projeções do governo estadual para a melhora do ambiente de negócios do RS, em busca do fortalecimento das empresas de todos os portes.
Segundo Polo, é importante destacar a “iniciativa da CDL Porto Alegre em oportunizar nossa presença para falar do momento econômico, do desenvolvimento do Estado e da educação. Especialmente com presidentes das entidades ligadas à CDL POA, oportunizando a nossa fala sobre o que está sendo feito pelo governo como reformas, investimentos e da capacidade do Estado se tornar mais atrativo, além de apresentarmos o que o governo tem feito para gerar emprego e renda para o povo gaúcho.”
Já a secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância da capacitação da população não só no varejo, mas no desenvolvimento da sociedade como um todo.
“Nenhum país se desenvolveu, se tornou próspero, rico e feliz sem trazer toda a comunidade qualificada para responder às demandas e desafios do século 21. Temos crises demográficas, climáticas, tecnológicas, políticas e as pessoas têm que estar preparadas para ter respostas e enfrentar os desafios”, fortalece Raquel.
Após as apresentações, foi aberto espaço de diálogo para os presidentes das entidades do interior que aproveitaram o momento para levantar questões para o desenvolvimento de suas cidades. Os assuntos giraram em torno do tema logístico falando sobre o projeto do porto de Arroio do Sal, a criação de um hub logístico em Santa Maria e da necessidade de um aeroporto civil em Passo Fundo. Todos os temas foram debatidos e avaliados junto ao secretário de Desenvolvimento Econômico.
O Encontro de Presidentes é uma nova ação da CDL Porto Alegre para fortalecer vínculos com as entidades do RS, aumentando o diálogo para conhecer as demandas das lideranças em busca do desenvolvimento dos negócios no Estado. Ao todo, a CDL POA conta com 160 entidades parceiras, presentes em todas as regiões do RS, atendendo cerca de 30 mil CNPJs, presentes em 250 municípios - o que representa mais de 80% do PIB gaúcho.