TV CONSUMIDOR RS PLAY TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Rio Grande do Sul conquista múltiplas premiações na FEBRACE 2025
   
     
 


24/04/2025

Rio Grande do Sul conquista múltiplas premiações na FEBRACE 2025
Os destaques foram em sustentabilidade, saúde e tecnologia aeroespacial

O Rio Grande do Sul foi um dos estados com maior número de premiações na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada de 25 a 28 de março na Universidade de São Paulo (USP). Estudantes de diferentes regiões gaúchas se destacaram com projetos inovadores nas áreas de sustentabilidade, saúde, engenharia e inclusão social, conquistando reconhecimentos temáticos, institucionais e credenciais para eventos nacionais e internacionais.

O grande destaque do estado foi o projeto "Sustainware: alternativa sustentável para a produção de louça cerâmica", da estudante Victoria Zimmer Gomes, orientada por Cínthia Gabriely Zimmer e coorientada por Suyanne Angie Lunelli Bachmann, do IFRS – Campus Feliz. A pesquisa, que propõe uma solução ecologicamente correta para a produção de cerâmicas, foi premiada com o 1º lugar em Engenharia, o Destaque da Unidade da Federação – RS, além de ter recebido credencial para a Regeneron ISEF 2025, nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. O projeto ainda foi agraciado com cinco prêmios institucionais, incluindo o Prêmio "Por um Mundo sem Lixo" (2º lugar), Yale Science and Engineering Association, Centro Paula Souza e Associação dos Engenheiros Politécnicos.

Outro projeto com amplo reconhecimento foi "Nanossatélite de baixo custo para detecção de queimadas – Fase II", desenvolvido por Arthur Volkmer de Souza, Arthur Amorim Ruschel e Érico Pereira Müller, do Colégio João Paulo I – Zona Sul, de Porto Alegre. Sob orientação de Giovane Irribarem de Mello e Alexandra Adriazola Trujillo, o grupo conquistou o 2º lugar em Engenharia e recebeu cinco prêmios institucionais, incluindo os prêmios Defesa Civil do Estado de São Paulo, Revista InCiência, Skyrats, TOPUS – Projetos Aeroespaciais e certificado de inovação.

Em Caxias do Sul, o projeto "VOC'SCAN: sistema de detecção de câncer pulmonar por análise de compostos orgânicos voláteis utilizando cromatografia gasosa", de Nicole Seimetz Larcipretti, orientada por Paulo Henrique Boff, recebeu o 3º lugar em Ciências da Saúde e o Prêmio Destaque FórumCCNTs, com convite para apresentação em evento nacional.

Também premiado pelo FórumCCNTs, o projeto "Smart Totem: triagem autônoma para otimização do atendimento no SUS", de Arthur Maycá da Silva, do SENAI Lindolfo Collor, de São Leopoldo, obteve o 4º lugar em Ciências da Saúde.

De Xangri-lá, o projeto "Ecoblister: reduzindo o impacto ambiental através do descarte sustentável de blister de medicamentos", da estudante Ana Elisa Vieira Forte, orientada por Marcelo Oliveira Ribeiro, recebeu menção honrosa no Prêmio "Por um Mundo sem Lixo" Internacional e será acompanhado por mentoria em Economia Circular.

Na área de ciências sociais aplicadas, o projeto "WaterSafe: sistema de monitoramento e alerta de enchentes e inundações em áreas vulneráveis", de Maria Luiza da Silva Trott e Kayron Iniav Antunes Sanches, com orientação de Vanderlize San Martins de Lima e Dimitri Alli Mahmud, conquistou o 3º lugar, representando o C.M.E. Érico Veríssimo – UEF e o IFSUL – Campus Sapiranga.

Já o projeto "Uso da tecnologia no controle da acidificação dos oceanos", de Augusto Stürmer Ferrarese, orientado por Schana Andréia da Silva, da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, ficou com o 3º lugar em Engenharia, trazendo um alerta ambiental aliado à inovação tecnológica.

A FEBRACE é a maior mostra científica voltada a estudantes do ensino básico e técnico no Brasil. Em 2025, reuniu 300 projetos finalistas, com 671 estudantes e 462 professores de 269 escolas de todo o país. Os trabalhos foram avaliados por professores universitários e especialistas da indústria com base em critérios como criatividade, relevância social e rigor científico.

Sobre a FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções criativas para os desafios contemporâneos. A edição de 2025 conta com o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras e Sebrae, além do apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do CNPq e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP. 

Fonte: Gerência de Comunicação da FEBRACE
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Freepik


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br