De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a hipertensão arterial afeta um em cada três adultos em todo o mundo. A doença, que tem no dia 26 de abril a sua data de conscientização, é hereditária na maioria dos casos, mas incluir hábitos saudáveis no dia a dia ajuda a prevenir o seu desenvolvimento.
Para ajudar no cuidado, a Unimed Porto Alegre preparou algumas orientações. Entre elas, não utilizar sal em excesso, praticar atividade física regularmente, moderar o consumo de álcool, evitar alimentos gordurosos e não fumar são mudanças que podem ser introduzidas na rotina para diminuir o risco de sofrer complicações da hipertensão, como derrames, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e outros problemas de saúde.
"Conferir a pressão arterial regularmente é necessário para diagnosticar a hipertensão, porém poucas pessoas mais novas têm essa preocupação. A partir dos 20 anos de idade é importante verificar a pressão pelo menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano", orienta Cícero de Campos Baldin, cardiologista cooperado da Unimed Porto Alegre.
Segundo a OMS, quase metade das pessoas com hipertensão em todo o mundo não tem conhecimento de sua condição. Os sintomas, como dores no peito, alterações visuais, dor de cabeça e tontura, costumam aparecer somente quando a pressão está muito elevada.
Sobre a Unimed Porto Alegre
A Unimed Porto Alegre lidera o mercado de assistência à saúde em sua área de atuação, operando em 46 municípios do Estado. Conta com mais de 660 mil beneficiários e cerca de 300 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, o que constitui a maior estrutura em prestação de serviços à saúde dentro de sua área de abrangência. A cooperativa conta com aproximadamente 6.800 médicos e tem estrutura própria para atendimento ao cliente, que inclui Centros de Diagnóstico por Imagem, Centro de Oncologia e Infusão, pronto-atendimento, Laboratório, Clínicas de Vacinas, Unidade de Atendimento Pediátrico e SOS Emergências Médicas.