TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Residências batem recorde de consumo de energia para janeiro, diz EPE
   
     
 


24/02/2010

Residências batem recorde de consumo de energia para janeiro, diz EPE
O forte calor fez com que o consumo das residências registrasse recorde histórico para meses de janeiro

O forte calor em todo o país no início deste ano fez com que o consumo das residências registrasse recorde histórico para meses de janeiro, de acordo com dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) divulgados nesta quarta-feira.

No primeiro mês de 2010, as residências consumiram 9.327 GWh (gigawatts/hora), avanço de 7,5% perante ao que fora verificado em janeiro do ano passado.

O consumo comercial aumentou 8,7%, também puxado pelo forte calor. O segmento demandou 5.876 GWh no mês passado, também recorde histórico para o mês de janeiro.

Ao todo, o consumo de energia no país subiu 9,1% em janeiro, totalizando 33.718 GWh. A EPE destaca que esse incremento foi influenciado pelas temperaturas mais alta, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

"Comparativamente a janeiro de 2009, a temperatura foi mais elevada em todas as capitais dos Estados nas duas regiões, com diferença que superou 2ºC no Rio de Janeiro, Vitória e Curitiba", destaca a "Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica", distribuída pela EPE.

No Sudeste, o consumo residencial cresceu 6,5%, contribuindo com 3,5 p.p. (ponto percentual) na taxa global da classe. No Rio e no Espírito Santo, alta no consumo residencial chegou a 16% em relação ao ano passado.

Já o consumo industrial avançou 13,2% na mesma comparação, somando 13.722 GWh. A taxa mais expressiva de crescimento entre os segmentos deve-se à base de comparação mais fraca --já que, em boa parte do ano passado, a indústria reduziu os níveis de produção em função dos efeitos da crise.

Com isso, os Estados cujas produções foram mais abaladas registraram altas taxas de crescimento: no Espírito Santo, a alta chegou a 95%; no Rio Grande do Sul, a 30,7%, e em Minas Gerais, a 25,4%.

Fonte: Folha Online
Autor: Cirilo Junior
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br