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Fórum Estratégico Empresarial promove diálogo entre Brasil e México
   
     
 


24/02/2010

Fórum Estratégico Empresarial promove diálogo entre Brasil e México
Evento organizado pela Apex-Brasil e pela ProMéxico aconteceu em Cancún, com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Felipe Calderón

A Apex-Brasil e a ProMéxico (agência similar mexicana), lançaram no dia 23 de fevereiro, em Cancún, México, o Fórum Estratégico Empresarial Brasil-México. O Fórum é um mecanismo de diálogo criado por iniciativa dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do México, Felipe Calderón, com o objetivo de promover a integração entre os setores público e privado para alavancar o comércio entre os dois países. Os dois presidentes estarão no evento, que terá debates e palestras sobre temas estratégicos para o relacionamento bilateral, tais como energias renováveis, indústria automobilística e petroquímica.

O objetivo do Fórum é propor ações e recomendações que visem aproveitar melhor as complementaridades existentes na relação econômica entre as duas maiores economias da América Latina, promover alianças empresariais estratégicas, buscar o aprimoramento das políticas públicas e ampliar os fluxos de comércio e investimentos. O Fórum será integrado por personalidades e entidades representativas dos setores econômicos do Brasil e do México. Os governos do Brasil e do México participam do mecanismo na qualidade de facilitadores das propostas do Fórum Estratégico Empresarial. Por parte do governo brasileiro, participam o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério de Relações Exteriores. Pelo lado mexicano, a Secretaria de Economia e a Secretaria de Relações Exteriores. As agências Apex-Brasil e ProMéxico atuam como coordenadores do Fórum.

Muitas empresas  brasileiras estarão presentes. As sessões de trabalho terão a participação dos empresários brasileiros e mexicanos. As conclusões da reunião serão entregues, no encerramento do Fórum, aos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do México, Felipe Calderón.

Estudo

A área de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil produziu um estudo sobre as relações comerciais entre Brasil e México, identificando as principais oportunidades para os setores brasileiros na economia mexicana. O trabalho apresenta um breve perfil político do México, incluindo as relações bilaterais e acordos existentes com o Brasil. Também traz dados gerais sobre o comércio entre os dois países, examinando alguns indicadores de comércio que permitem compreender a estrutura da relação comercial entre o Brasil e o México.

O estudo aponta que a relação bilateral entre o Brasil e o México passa por um momento de intensificação, mas as trocas comerciais entre México e Brasil ainda ocupam pequena parcela no comércio dos dois países, havendo, portanto, um grande potencial de crescimento.

O comércio entre o Brasil e o México aumentou mais de 150%, entre 2003 e 2008, sendo que a corrente comercial entre os dois países alcançou quase US$ 8 bilhões em 2008. Entre os principais produtos exportados pelo Brasil para o México estão automóveis, produtos semimanufaturados de ferro e aço e partes de veículos automotores. Os principais produtos exportados pelo México para o Brasil foram automóveis, ácido tereftálico, telefones celulares e tubos catódicos.

Acordos


O Brasil tem dezenas de acordos, convênios e memorandos, entre outros atos, assinados com o México. Aqueles instituídos a partir do ano 2000 versam principalmente sobre matéria de cooperação na área científica, de saúde, energia e cultura. Além desses, estão em vigência acordos que visam criar uma comissão binacional Brasil-México, e evitar a dupla tributação e evasão fiscal em relação aos impostos sobre a renda.

Além do Fórum Brasil - México, a Apex-Brasil coordena outros fóruns mundiais, como o Fórum de CEOs Brasil - EUA, o Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Brasil-Reino Unido (JETCO) e o Fórum Brasil - Índia. A Agência brasileira preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (Redeibero).

Fonte: Apex-Brasil
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Bruna Passos Amaral

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