TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
MPF-RO investiga divulgação de aumento de teores em cigarros
   
     
 


25/02/2010

MPF-RO investiga divulgação de aumento de teores em cigarros
A investigação trata da substituição do cigarro Free Box Original Choice, pelo Free Innovative Choice

 A nova embalagem do cigarro mostra o aumento nas quantidades de produtos nocivos à saúde Foto: MPF/RO/Divulgação

A nova embalagem do cigarro mostra o aumento nas quantidades de produtos nocivos à saúde
Foto: MPF/RO/Divulgação

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO) informou nesta quinta-feira que abriu um inquérito civil público para apurar a possível omissão de informações da indústria de cigarros Souza Cruz ao consumidor no aumento do teor de algumas substâncias.

A investigação trata da substituição do cigarro Free Box Original Choice, pelo Free Innovative Choice. Segundo o MPF-RO, a nova embalagem não informa de maneira clara, visível e de fácil compreensão a elevação dos percentuais de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono do produto, esclarecimentos importantes para a saúde do fumante.

O órgão disse que enviou um ofício à Souza Cruz solicitando informações sobre as razões da falta de informações no produto. Segundo a procuradora da República em Rondônia Lucyana Marina Pepe Affonso de Luca, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que são direitos básicos do consumidor ter acesso às informações adequadas e claras sobre os diferentes produtos para proteger-se contra publicidade enganosa e abusiva.

A procuradora argumentou que é dever do fabricante informar a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que o produto apresente. "Além disto, na hipótese de alteração da fórmula de um produto, deve o substituto expressar, em sua embalagem, advertência sobre a referida alteração, principalmente quando a mesma trouxer impactos à saúde do consumidor", disse.

Fonte: MPF/RO
Autor: Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br