Quando foi às compras no supermercado no ano passado, o brasileiro comprou 2,2% a mais em relação a 2008, segundo revela pesquisa realizada pela consultoria Nielsen.
De acordo com o levantamento, dentre os produtos comprados pelo consumidor, os perecíveis foram os que mais cresceram em 2009 (6,5%), contra um recuo de 0,1% registrado um ano antes.
Em seguida, vieram os produtos de limpeza caseira (3,8%), bebidas alcoólicas (2,9%), bebidas não alcoólicas (2,8%), higiene e beleza (2,5%) e mercearia salgada (0,9%).
Quanto aos preços, o aumento nos gastos foi de 1,5%, com destaque para os grupos de outros produtos (13,5%), higiene e beleza (2,6%) e mercearia doce (1,9%).
Regiões
Por regiões, a maior contribuição para o aumento no volume de compras do consumidor veio do grupo formado por Nordeste, Espírito Santo, Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro e Grande Rio, responsável por 1,9 ponto percentual do crescimento das cestas.
O destaque ficou com a Grande Rio de Janeiro, que apresentou evolução de 5%. O interior do Rio de Janeiro, juntamente com os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, teve alta de 4,3% no volume de compras.
Já a Grande São Paulo teve alta de 2,9% entre 2008 e 2009 e o interior paulista apresentou recuo de 0,7%.