TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Setor moveleiro recebe consultoria europeia para aprimorar a produção de chapas no Brasil
   
     
 


02/03/2010

Setor moveleiro recebe consultoria europeia para aprimorar a produção de chapas no Brasil
Projeto de cooperação entre Brasil e União Europeia traz especialista espanhol ao País

Superfícies com bolhas, variações dimensionais e falhas no envernizamento. Estas são algumas das dificuldades enfrentadas pelos fabricantes de móveis brasileiros, especialmente produtores de painéis de média densidade, mais conhecidos como MDF. Com o objetivo de diminuir os defeitos de acabamento na superfície dessas chapas, o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), em parceria com Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), realiza até o final de fevereiro uma consultoria internacional com o especialista espanhol Rubén Máñez Gavilá, técnico do Departamento de Logística e Tecnologia de Processos do Instituto Tecnológico del Mueble, Madera, Embalaje y Afines (AIDIMA), sediado em Valência, na Espanha.
 
Por meio de visitas técnicas a empresas e entidades do setor, Gavilá observará os principais problemas de fabricação já diagnosticados, analisará suas causas e efeitos, avaliará o impacto dessas falhas nos processos das empresas, desenvolverá um diagnóstico técnico sobre os pólos moveleiros visitados e fará recomendações de ajustes e de adequações. “O consultor analisará especialmente as chapas de MDF cuja pintura é curada por tecnologia ultra violeta (UV)”, explica o diretor do PAIIPMEC, Clayton Campanhola, Projeto financiado por Brasil e União Europeia e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

De acordo com o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, com esta iniciativa o PAIIPME e a Abimóvel pretendem aprimorar o conhecimento de pequenas e médias empresas do setor moveleiro sobre mercados potenciais. “Nosso objetivo é estimular essas empresas a adaptarem suas tecnologias, processos produtivos e serviços para realizar com sucesso operações internacionais”, diz Arcuri. Para Campanhola, o Projeto espera ainda melhorar a capacidade de inovação das empresas. “Com isso, elevamos sua competitividade dentro e fora do País”, conclui o diretor.

Fonte: ABDI
Autor: Marcia Oleskovicz, Maruska Freitas, Mécia Menescal, Bianca Smolarek, Messias Queiroz e Katia Couto
Revisão e edição: Bruna Passos Amaral

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br