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Vendas de notebooks crescem 36% entre usuários domésticos, diz IDC
   
     
 


02/03/2010

Vendas de notebooks crescem 36% entre usuários domésticos, diz IDC
Mobilidade garante o sucesso do produto, enquanto os desktops amargam queda de 16% em 2009

O mercado de PCs fechou 2009 com cerca de 11 milhões de unidades vendidas segundo a pesquisa "Brasil Quarterly PC Tracker" da IDC. O trimestre que mais comercializou notebooks e desktops no ano passado foi o último, com 3,1 milhões de computadores vendidos, e o trimestre menos expressivo foi o primeiro, com 2,1 milhões.

A previsão é que em 2010 o mercado de PCs crescerá cerca de 16%, atingindo cerca de 12,8 milhões de unidades comercializadas, com destaque para o aumento nas vendas de computadores portáteis, tanto notebooks como netbooks.

O estudo destaca o crescimento da categoria de notebooks, de aproximadamente 20% sobre 2008, impulsionado pelas compras dos usuários domésticos, governo e do setor de educação. "As medidas que foram tomadas pelo governo como a isenção de tributos e impostos para o segmento de PCs e a facilidade de novas linhas de crédito, principalmente no varejo e nos programas nacionais de inclusão digital para professores, propiciaram esse crescimento", avalia Luciano Crippa, analista do setor de PCs da IDC.

"Dentro dessa categoria percebemos que o consumo dos notebooks por usuários domésticos cresceu quase 36%, diferente do que foi registrado na área corporativa, que teve uma queda de 16%. Se não fosse essa retração, o número de vendas de notebooks teria sido bem maior", explica.

Já a categoria de desktops teve queda de 16%, considerando a soma dos mercados doméstico e corporativo. "No segmento doméstico é um resultado claro da substituição dos desktops pelos portáteis, que oferecem mobilidade, portabilidade e autonomia de bateria cada vez maior", comenta Luciano Crippa.

Ainda segundo o estudo, o mercado brasileiro de computadores sofreu uma queda de 6,4% em relação a 2008 devido ao baixo investimento do segmento corporativo no setor. "O mercado brasileiro de PCs nunca havia sofrido queda de vendas no comparativo ano a ano, mas no ano passado, por conta da crise financeira mundial, as empresas cortaram recursos e postergaram a compra de equipamentos para 2010 e 2011", diz Crippa.

Outros fatores que influenciaram a retração foram as oscilações do câmbio e do PIB, que estão ligados diretamente ao mercado de TI.

Classe C - Outro dado do estudo é que em 2007 e 2008 o cenário mostrava usuários da classe C comprando o primeiro desktop e os usuários das classes A e B começando a se familiarizar com os notebooks e aceitando melhor essa tecnologia. Em 2009, as vendas do primeiro computador continuaram crescendo na classe C com a compra do primeiro desktop, porém, esse público também já começa a comprar o primeiro notebook.

Já as classes A e B, deixaram de comprar desktops para adquirir notebooks para um segundo ou terceiro membro da família.

Além disso, o mercado cinza registrou uma queda em 2009 de 3 pontos percentuais frente a 2008. A previsão é que em 2010 a comercialização nesse setor seja ainda menos expressiva devido à legalização das marcas importadas, que buscam entrar no mercado nacional via distribuidores.

Fonte: Cidade Biz
Autor: Advillage
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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