TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Golpistas vendem manual que ensina a limpar nome com dívidas em SP
   
     
 


09/03/2010

Golpistas vendem manual que ensina a limpar nome com dívidas em SP
Devedores são orientados a se fazer de vítima. Segundo advogado, maior parte das dicas constituem crimes.

Moradores de São Paulo têm sido vítimas de golpistas que prometem limpar o nome de quem tem dívidas sem que a pessoa precise pagar as contas. Os serviços, oferecidos pela internet, são ilegais, e quem os contrata fica sem dinheiro e continua com o nome sujo, além de praticar um crime.

O auxiliar de manutenção Rogério Alves quer pagar o que deve, mas não sabe como começar. Há um ano, ele pagou R$ 500 para ter o nome limpo, mas a empresa contratada não fez nada.

Manuais e cartilhas dos golpistas são vendidos por até R$ 40 na internet. Os advogados alertam: a maioria das dicas não passa de crimes. 

No manual, os devedores são orientados a se fazer de vítima. Em outro trecho, são orientados a pedir para que os amigos mintam. Os golpistas também orientam o devedor a adulterar cheques devolvidos – e ainda alertam que a atitude é ilegal. Em outra parte, o autor prega: “compre o que quiser, afinal, em pouco tempo você estará com o nome limpo.”

Depois de cinco anos, a dívida sai do cadastro de inadimplentes e deixa de ser pública. Mas isso não significa que ela foi extinta. O débito continua existindo junto à empresa credora e pode parar na Justiça ou em um cartório. Nesse caso, a negociar o pagamento é muito mais difícil.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor pediu que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) investigue a origem desses manuais.

Fonte: Do G1, com informações do Jornal Hoje
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br