TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Governo estuda reduzir impostos para serviços de banda larga
   
     
 


09/03/2010

Governo estuda reduzir impostos para serviços de banda larga
Plano Nacional de Banda Larga, que visa ampliar acesso à internet em todo o País, deve ter implantação iniciada neste ano

Uma das questões que estão sendo discutidas pelo governo para a elaboração do Plano Nacional de Banda Larga é a redução dos impostos sobre o serviços de internet no Brasil. O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, confirmou este como um dos assuntos discutidos.

O ministro declarou nesta terça-feira (9), após participar de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que a redução de impostos só poderá ser realizada com a massificação da oferta de banda larga.

“As concessionárias e as provedoras precisam entender o seguinte: quando você massifica o serviço, o preço pode cair, porque tem mais gente usando”, declarou Martins, segundo informações da Agência Brasil.

Carga tributária: 50%

O presidente da Associação Brasileira das Prestadores de Serviços de Telecomunicações Competitivas, José Fernandes Pauletti, disse que a questão não pode ser deixada de fora do plano, pois os impostos representam quase 50% do custo final da banda larga.

“É uma fonte de recursos importante para os governos estaduais, mas é mais importante para o desenvolvimento do país e da sociedade”, disse Pauletti.

O Plano

O PNBL visa a expandir o acesso à internet em alta velocidade em todo o país, incluindo as regiões mais remotas. Para isso, o governo deverá usar a rede de fibra óptica da antiga estatal de telecomunicações Telebrás.

Ainda não está definido que a infraestrutura da companhia fornecerá o serviço ao usuário final, entrando no mercado e competindo com as demais teles ou se funcionaria como uma espécie de “atacadista”, oferecendo estrutura para que operadoras menores possam levar o serviço a regiões mais remotas do País.

Para Franklin Martins, a reativação da Telebrás pode ser usada para “aumentar a competição, derrubar preços e fazer com que os serviços fiquem mais baratos na ponta”.

O plano, no entanto, ainda está em elaboração. A ideia é apresentar a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na primeira quinzena de abril e o início da implantação deve ocorrer ainda neste ano. O ministro declarou que “o plano está sendo concebido para ir até 2014”, dando a entender que a efetivação do plano ficará por conta do próximo governo.

Fonte: InfoMoney
Autor: Evelin Ribeiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br