TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Isenção do IPI amenizou a queda da produção na indústria moveleira
   
     
 


09/03/2010

Isenção do IPI amenizou a queda da produção na indústria moveleira
Setor registrou retração de 10%, índice que poderia ter sido maior sem o incentivo fiscal, segundo a Abimóvel

A isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) ajudou a amenizar a queda na produção do setor moveleiro. Segundo a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), o setorregistrou retração de 10%, índice que poderia ter sido maior sem o incentivo fiscal.

Para o presidente da Abimóvel, José Luiz Diaz Fernandez, o principal impacto da isenção foi a recuperação em torno de 20% da produção de móveis da linha popular. Outro dado positivo foi a estabilidade dos postos de trabalho, já que havia a previsão da demissão de 10% dos trabalhadores após as festas de final de ano.

Anúncio do IPI

A Abimóvel declarou, porém, que o anúncio do IPI em 25 de novembro do ano passado, perto do Natal, influenciou no resultado do setor, tornando-o menos significativo. “Aguardamos cerca de três dias para a publicação da medida no Diário Oficial da União e, depois, levamos uma semana para adequar os estoques à nova situação”, afirmou Fernandez à Agência Sebrae.

Por causa da data anunciada, as promoções das fábricas só puderam ser realizadas quinze dias antes do Natal. A entidade pleiteou o incentivo ao governo durante oito meses, já que o setor havia sofrido retração de 20% nas exportações e perdido espaço na preferência dos consumidores para produtos da linha branca.

Contratação de mão-de-obra

Em relação à contratação de mão-de-obra, a Abimóvel afirmou que ela aconteceu em alguns pólos moveleiros, mas os dados referentes ao setor e o reflexo da isenção do IPI nas empresas só serão divulgados em maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Estamos felizes, pois conseguimos reaquecer as nossas indústrias e contratar mais pessoas”, disse o diretor da Abimóvel, Lipel Custódio.

Fonte: InfoMoney
Autor: Karla Santana Mamona
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br