TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Perito em crimes digitais revela armadilhas da internet
   
     
 


12/03/2010

Perito em crimes digitais revela armadilhas da internet
Especialista investiga casos e reúne provas para uso judicial

Wanderson Castilho, diretor da E-Net Security, retira conteúdo inapropriado da rede a fim de restaurar imagem e honra de vítimas no mundo virtual

O perito em crimes digitais, Wanderson Castilho, atua em um mercado com demanda elevada e tendência de crescimento contínuo. Com foco em investigação detalhada e reunião de provas contra atos ilegais promovidos no ambiente virtual, o especialista encontra criminosos em qualquer parte do mundo, bloqueia sites e afins, além de retirar conteúdo inapropriado da rede. Nos casos que chegam à Justiça, o profissional trabalha ao lado de advogados pela emissão de mandados de busca e interdição de suspeitos, entre outras ações.
 
Bacharel em física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com especialização em Análise Forense Digital, Castilho é diretor da E-Net Security Solutions - empresa especializada em perícia digital e segurança da informação, no mercado há dez anos. É, ainda, autor do Manual do Detetive Virtual, lançado pela editora Matrix em novembro de 2009.
 
A privacidade das pessoas e informações de empresas estão cada vez mais expostas na internet, abrindo caminho para crimes dos mais variados formatos: difamação, assédio moral, assédio sexual, quebra de sigilo de dados, pedofilia, entre outros diversos. É neste cenário de tecnologia avançada e de falta de legislação específica - ambos facilitam a ação de criminosos - que o profissional exerce seu knowhow.
 
 "A diferença básica entre o meu trabalho e as investigações de instituições como CIA, FBI ou Policia Federal é o exercício do poder de polícia. Minha perícia técnica é voltada ao interesse privado de cidadãos vitimados por crimes ou fraudes em empresas, casa ou até mesmo fora dela, por meio de estratégias e investigação", conta
 
Castilho é um verdadeiro detetive virtual. "Todas as ações na rede deixam rastros passíveis de detecção", diz. Ele explica, ainda, que quando dois computadores se conectam são automaticamente identificados graças à conexão estabelecida e gravada no disco rígido. "Seria mais ou menos como se pudéssemos ler a imagem que foi gravada na mente da vítima minutos antes de sua morte", compara.
 
Entre as investigações recentes do perito, destaca-se o caso de difamação da colunista social Rose Leonel, que teve fotografias íntimas colocadas na internet por um ex-namorado. A moça, então residente no interior do Paraná, teve sérios prejuízos profissionais e pessoais após o episódio, tais como a perda do emprego e até mesmo a expulsão de estabelecimentos comerciais na cidade.
 
Neste caso, o suspeito já era conhecido, mas a vítima precisava de provas. Castilho rastreou as imagens, chegou aos IPs dos computadores por onde elas foram postadas e, com pedido judicial, obteve a quebra de sigilo, busca e apreensão das máquinas identificadas. O especialista conseguiu encontrar, armazenada em um dos hardwares, a tela de edição das fotos em um blog difamatório, comprovando o envolvimento do ex-namorado no caso. Hoje, o acusado responde por difamação, injúria e atentado à honra e sua pena pode chegar a cinco anos de prisão.
 
Wanderson Castilho alerta pessoas e empresas quanto à importância da consciência digital. "Todas as ações virtuais têm reflexos no mundo físico. Precisamos saber os riscos aos quais estamos submetidos e os perigos que podemos causar aos outros",conclui.
 
A E-Net Security Solutions atua nacionalmente. Está sediada em Curitiba e conta, em sua equipe, com três peritos técnicos e cinco especialistas em Segurança da Informação, entre outros. Atua também com a distribuição de softwares voltados à proteção de dados e promove palestras sobre o tema em todo o País.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Jaqueline Santos e Audrei Franco
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br