TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CNDL/SPC Brasil
   
     
 


15/03/2010

CNDL/SPC Brasil
Indicador de vendas e inadimplência

Reflexo das vendas a prazo no final do ano, a inadimplência (número de registros incluídos no SPC BRASIL - maior entidade e banco de dados da América Latina), em fevereiro/10, registrou aumento de +5,33%, em relação janeiro/10. O resultado expõe ainda o imperativo de abundantes obrigações financeiras do início do ano, a exemplo de impostos, taxas e reajuste de preços administrados. Na comparação com fevereiro/09, cresceu +0,75%. Naquele período, em consequência da crise econômica, os consumidores evitavam prestações de longo prazo. Preferiam compras à vista, de bens essenciais e de pequeno valor. No acumulado do ano, ao contrário, houve queda de -2,97%, pela tendência de expansão cada vez mais robusta do consumo interno.

O número de consultas ao SPC BRASIL para compras a prazo e pagamentos em cheque, na comparação fevereiro/10 com janeiro/10, teve redução (-7,72%), fruto da sazonalidade. Fevereiro tem menos dias úteis e o Carnaval no calendário. No confronto com o mesmo mês do ano anterior, registrou-se crescimento de +5,85% e no acumulado do ano, alta de +6,25%. Justificam a melhora na conjuntura, com aumento da renda e queda no nível de desemprego.
 
A maioria (54,5%) das pessoas registradas no SPC BRASIL foi mulheres. Mas também foi o sexo feminino que realizou a maior parte dos cancelamentos (55,94%), ou seja, quitou os débitos. O parcelamento das compras natalinas em suaves prestações foi responsável pela concentração da inadimplência nas faixas abaixo de R$ 100,00 (52,1%).
 
PESQUISA
 
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência é apurado com base na média de consultas ao banco de dados em todos os Estados do País e no Distrito Federal. Atualmente, o cadastro de consumidores conta com aproximadamente 150 milhões de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas), dentre os quais existem pessoas com débitos e também aquelas que apenas foram consultadas, mas que encontram-se em dia com os seus compromissos financeiros.

O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência tem como principal objetivo medir a variação do volume de consultas, tanto de vendas, quanto de recuperação de crédito, em períodos pré-determinados. O público-alvo desta pesquisa é amplo. Abrange não apenas os comerciantes, mas empresários de todos os setores da economia, interessados em auferir com segurança a situação das vendas, recuperação e/ou agravamento da crise econômica, risco de crédito, aumento da inadimplência, elevação do número de consultas e arrefecimento da poupança.

Clique aqui para ver o cenário econômico em fevereiro deste ano.

Clique aqui para ver o Indicador CNDL SPC Brasil Março 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Vera Batista
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br