TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pesquisa revela que cidades brasileiras figuram entre as mais desiguais do mundo
   
     
 


23/03/2010

Pesquisa revela que cidades brasileiras figuram entre as mais desiguais do mundo
Brasil fica atrás de países como Colômbia, Argentina e República Dominicana; cidades do sul da África são as mais

Pesquisa realizada pela UN-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), intitulada Estado das Cidades do Mundo 2010/2011: Unindo o Urbano Dividido, mostra que as cidades brasileiras estão entre as mais desiguais do mundo.

De acordo com o estudo, as cidades brasileiras de Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília são mais desiguais, no que diz respeito à distribuição de renda, do que cidades de países como Colômbia, Argentina e República Dominicana.

Nas primeiras posições do ranking das cidades mais desiguais do planeta estão os municípios localizados no sul do continente africano.

Favelização

Ainda segundo o estudo, a maior parte dos africanos (71%), asiáticos (69%) e latino-americanos (59%) veem as reformas urbanas servindo apenas aos interesses dos mais ricos, com o dinheiro sendo distribuído em áreas não-prioritárias, por conta de pressões exercidas por grupos de interesse.

No que diz respeito ao processo de favelização, a América Latina e o Caribe possuem 23% de sua população urbana, o que equivale a 110,7 milhões de pessoas, vivendo em favelas. Apesar disso, aponta o relatório, 30 milhões de pessoas saíram desta condição de moradia entre os anos de 2000 e 2008, o que significa uma redução de 19,5%.

O Brasil reduziu sua população residente em favelas em 16%. Entretanto, os países mais bem sucedidos na região foram Argentina, Colômbia e República Dominicana, que diminuíram em mais de um terço o número de moradores residentes em favelas.

Fonte: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br