TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Bourbon Shopping Wallig
   
     
 


25/03/2010

Bourbon Shopping Wallig
Primeira fase é inaugurada

Com a inauguração da primeira fase prevista para o segundo semestre de 2011, o Bourbon Shopping Wallig será para Porto Alegre um importante marco comercial, arquitetônico e social, contribuindo para a modernização da cidade. O conceito do empreendimento é de shopping regional, ou seja, além de atender o público de Porto Alegre, possui abrangência regional estendida às cidades da Grande Porto Alegre. Esta classificação deve-se ao porte do empreendimento, número e diversificação de operações e, em especial, por estar localizado próximo às principais vias de acesso à Capital. 

O Bourbon Shopping Wallig vai inaugurar com um conjunto de lojas-âncoras formado pelas principais marcas do varejo de shopping do Brasil, tais como Renner, C&A, Riachuelo e Centauro, entre outras. Faz parte ainda deste grupo de âncoras uma unidade Hipermercado Zaffari.

Com mais de 167 mil m² de área construída, o Bourbon Shopping Wallig será a sétima unidade da rede Bourbon Shopping, e a maior da rede no Rio Grande do Sul. 
 
Localização
 
Localizado na Avenida Assis Brasil, entre as ruas Francisco Trein e Antonio Joaquim Mesquita, também terá frente para a nova e moderna Avenida Grécia.
 
Características gerais da Primeira Fase
 
O prédio que compõe a Primeira Fase será um marco para a região. Moderno e com linhas sóbrias, abrirá novos espaços externos para revitalização das vias que o contornam, além de propiciar a implantação definitiva da nova Avenida Grécia, gerando uma importante alternativa de deslocamento para os usuários da Zona Norte da Capital.
 
Projeto arquitetônico e entorno urbano
 
O projeto arquitetônico, além de levar em conta a criação de uma identidade visual que dialogue com o contexto urbano, propõe um volume plástico e funcional que transmite aos transeuntes e futuros usuários tranqüilidade e beleza. Isto se dá, em parte, pela escolha de materiais nobres que não estabeleçam grandes contrastes, e que também estejam em concordância com princípios de sustentabilidade. Sua forma espacial é composta por linhas retas acrescidas de pequenos volumes que dão ao conjunto um movimento suave e de aspecto interessante.
 
A arquitetura busca, através do exposto, a emoção das pessoas que irão vivenciar o empreendimento. Edgar Graeff, professor e arquiteto, sentenciou: “Arquitetura sem emoção não é arquitetura”.
 
Funcionalmente, o Bourbon Shopping Wallig é um prédio moderno e ao mesmo tempo contemporâneo, com amplos espaços, facilidade de circulação, detalhada arquitetura comercial, ambientes acolhedores, com iluminação adequada, materiais que valorizam os espaços públicos e instalações eficientes. A conjunção destas características foi o desafio da Monserrat Arquitetos Associados e dos demais escritórios e técnicos envolvidos no projeto.  
 
Destaques
 
§   Grandes aberturas com iluminação natural nas duas fachadas principais (Assis Brasil e Grécia), que irão possibilitar ambientes interessantes.
 
§   Todas as vagas de estacionamento do shopping serão cobertas.
 
§   Esteiras rolantes e escadas rolantes facilitarão o deslocamento entre os pavimentos comerciais e os amplos estacionamentos.
 
§   Generosos espaços externos com a presença marcante de vegetação, ampliados pelo recuo adotado, permitindo o rompimento com o alinhamento predial antigo e gerando uma nova identidade na Avenida Assis Brasil e Rua Francisco Trein.
 
§   A abertura de novas quadras e adequação de trechos da Avenida Grécia que permitirão melhor uso da via desde a Avenida Plínio Brasil Milano até a Estrada do Forte, possibilitando uma nova radial que poderá operar como binário da Avenida Assis Brasil.  
 
§   Outras intervenções viárias e de renovação da sinalização que irão melhorar o sistemacomo um todo.
 
Acessibilidade e sustentabilidade
 
Cuidados com a acessibilidade foram especialmente planejados, e estarão presentes no empreendimento, ajudando os diversos usuários.
 
§   Áreas permeáveis adequadas e vegetadas, e um bem-dimensionado sistema de contenção das águas das chuvas estão previstos visando melhor desempenho na interface com a estrutura urbana existente e renovada. Além da contenção temporária das águas das chuvas, 1,4 milhão de litros serão encaminhados a reservatórios de reuso.
 
§   Sistemas inteligentes de climatização ambiental e de prevenção geral tornarão o prédio mais eficiente e sustentável.
 
§    A implantação do centro comercial está possibilitando que a CEEE execute uma nova rede de alta tensão interligando grandes subestações, tornando mais confiável o sistema de distribuição de energia na região. Esta rede deverá ser executada dentro de novos padrões, primando por menor impacto.
 
§   Como nos outros empreendimentos comerciais da Cia. Zaffari, além dos pontos de coleta seletiva de resíduos, haverá no shopping uma central de triagem para designar ao melhor destino os resíduos gerados e/ou recebidos.
 
Dados gerais da Primeira Fase do Bourbon Shopping Wallig
 
Total de área construída: 167.691m²
2.700 vagas cobertas de estacionamento
Nº aproximado de operações comerciais: 220
Área Bruta Locável: 45.568,78m²
Oito salas de cinema, com aproximadamente 2.000 lugares
A primeira sala IMAX para projeção 3D Premium do Rio Grande do Sul
Centro gastronômico com acesso e ambientação próprios
Praça de Alimentação com 1.000 lugares
Previsão de 3.000 novos empregos diretos
 
Operações
 
A primeira fase do projeto irá disponibilizar ao público uma ABL de 45 mil m² distribuída em quatro pisos, com aproximadamente 220 operações e 2,7 mil vagas de estacionamento cobertas. Grandes marcas nacionais presentes no Bourbon Shopping São Paulo e as tradicionais marcas regionais já presentes nos shoppings gaúchos estarão com suas operações no Bourbon Shopping Wallig. 
 
Praça de alimentação e restaurantes
 
A praça de alimentação, com vista panorâmica da região, será composta por 20 operações especializadas para atender cerca de 1.000 lugares. As principais redes nacionais e regionais já reservaram seu espaço e marcarão presença gerando para toda a região um novo e importante espaço de alimentação, atendendo os mais diversos públicos e paladares.
 
O centro gastronômico irá abrigar restaurantes com diversas opções, num ambiente especialmente desenvolvido, independente do mall principal do shopping, com ampla vista da Avenida Grécia. O conjunto de restaurantes terá acesso direto pela Avenida Grécia, além dos acessos convencionais pelo mall principal.
 
Entretenimento
 
A cultura e o lazer serão diferenciais do Bourbon Shopping Wallig:
 
·   Oito modernas salas de cinema em sistema stadium, totalizando aproximadamente 2.000 lugares, sendo uma para IMAX 3D, e todas operadas pelo Circuito Espaço de Cinema, que responde por quase 100 salas no Brasil;
 
·   A primeira sala de IMAX 3D do Rio Grande do Sul, com 345 lugares, será uma das grandes novidades no complexo de cinemas. O sucesso das novas tecnologias de projeção está sendo ampliado com o lançamento de grandes produções que utilizam de forma eficiente a imagem em 3D. A experiência de um IMAX, imagem máxima, qualidade premium em som e imagem, continua sendo única e passará a ser vivenciada pelo público gaúcho. 
 
Comercialização
 
O Bourbon Shopping Wallig se encontra em plena comercialização, com aproximadamente 65% da ABL de lojas já locados. A comercialização está a cargo da equipe da Paulo Carneiro Associados. Plantão de vendas no próprio local (acesso pela Rua Francisco Trein), e pelo telefone (51) 3363.3333.
 
INSTITUCIONAL
 
Divisão Bourbon Shopping
 
A Divisão Bourbon Shopping possui seis unidades, sendo cinco no Estado e uma em São Paulo, perfazendo no total mais de 1.000 lojas/operações. Com a inauguração do Bourbon Shopping Wallig, este número irá se elevar para mais de 1.200 lojas/operações.
 
Unidades
 
Bourbon Shopping Assis Brasil - Porto Alegre
Bourbon Shopping Ipiranga - Porto Alegre
Bourbon Shopping Country - Porto Alegre
Bourbon Shopping São Leopoldo - São Leopoldo
Bourbon Shopping Novo Hamburgo - Novo Hamburgo
Bourbon Shopping São Paulo - São Paulo
 
Grupo Zaffari
 
Em 2010, o Grupo Zaffari completa 75 anos de atuação, estando há 50 anos no autosserviço e 19 anos na administração de shopping centers. Conta com mais de dez mil funcionários, e possui uma rede de supermercados e hipermercados com 29 unidades. O Grupo Zaffari foi fundado em 1935, no Norte do Estado do Rio Grande do Sul, por iniciativa de Francisco José Zaffari. Na década de 50, a família inaugurou as primeiras filiais em localidades daquela região, e em 1960, a empresa iniciou uma nova etapa de expansão abrindo suas atividades em Porto Alegre e em outras cidades do sul do país. Em 2008, o Grupo Zaffari inaugurou o Bourbon Shopping São Paulo, empreendimento que reúne mais de 200 operações, além de abrigar a primeira sala IMAX do Brasil e o moderno Teatro Bradesco.

Fonte: Prática em Comunicação
Autor: Ruza Amon e Vanessa Fernandes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 3 comentários


CINDY 
MORO BEM NA FRENTE E ESTA FICANDO LINDO OLHA NA JANELA ESTÃO COLOCANDO PALMEIRAS LINDAS SÓ FALTA COLOCAR SINALEIRAS E FAIXA DE PEDESTRE NA AV. FRANCISCO TREIN SENÃO VAI SER IMPOXXÍVEL ATRAVESSAR A RUA (PREFEITURA) O RESTO ESTA LINDO
17/04/2012 
thiago 
Dona teresinha, olha de novo da tu janela, e perceberas que o shopping esta ficando lindo ;)
16/03/2012 
teresinha 
eu moro bem perto deste prédio e o apelidei de "caxotão"... me perdoem os arquitetos e quem concordou c/ este projeto mas por enquanto, até este momento, está horrível...é muito concreto p/ poucas árvores,verde,claridade, leveza (cfe desenho exposto acima); a única emoção até agora é de opressão/sufoco....espero realmente que algo mude nisto, pois está muito feio/pesado...sugiro que nas laterais das garagens, façam como no Iguatemi de POA e plantem folhagens nas bordas.obrigada
07/09/2011 
   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br