TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Compra de ovo de Páscoa pelo número induz consumidor a erro
   
     
 


26/03/2010

Compra de ovo de Páscoa pelo número induz consumidor a erro
Recomendação é comparar o peso, e não o número impresso na embalagem

Pesquisa da PROTESTE Associação de Consumidores sobre ovos de páscoa constatou que a compra pelo número pode induzir o consumidor a erro. A recomendação é comparar o peso e não o número impresso na embalagem, pois são encontrados ovos com a mesma numeração, mas pesos muito variados. Por exemplo, o nº 15 da Lacta Spiderman, tem 170g, enquanto o Lacta Sonho de Valsa Meio a Meio da mesma numeração, tem 270g.

A Associação também avaliou as informações nutricionais dos rótulos de 15 bolos de páscoa recheados com frutas ou chocolate, e recomenda o consumo moderado, pois há alto teor de gordura. Há inclusive gordura trans descrita na embalagem dos produtos da Santa Edwiges. O teor de gordura é superior ao indicado para um lanche (15%). O valor energético varia de produto para produto estando entre 113 a 238 kcal por fatia. Foram avaliados os produtos das marcas Carrefour, Qualitá, Taeq, Village, Visconti, Bauducco, Casa Suiça e Santa Edwiges.

Os rótulos de quatro produtos (Viscontti, Bauducco, Casa Suíça e Santa Edwiges) informam o valor da porção de maneira errada. A porção, de 60g e equivalente a uma fatia, já é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse alimento. No entanto, a PROTESTE encontrou produtos com porção de 80g (Viscontti, Bauducco, e Casa Suíça) e de 50g (Santa Edwiges).

Ter essa informação padronizada é importante porque permite comparar os produtos, o que é dificultado pelos fabricantes, ao declarar incorretamente esses valores. Também foram encontrados adoçantes nos produtos da Taeq e Santa Edwiges,por isso, devem ser evitados por gestantes e crianças. Apenas uma fatia (60g) de um bolo de páscoa equivale a um lanche da tarde inteiro. Portanto, vá devagar no consumo – e ainda mais as crianças.

A PROTESTE adverte que, em geral, ovos de chocolate devem ser consumidos moderadamente, e apenas na Páscoa, por apresentar altos teores de açúcar e gordura. A grande quantidade de açúcar e de gordura nos chocolates pode aumentar o peso, contribuindo para a obesidade. O resultado completo da avaliação da PROTESTE está disponível no site: www.proteste.org.br, acessível a todos os interessados, mediante registro.

Em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), a PROTESTE verificou que os pesos das embalagens são confiáveis. Dos aproximadamente 70 ovos checados, apenas cinco tinham um peso diferente do declarado:       

Amor ao Pedaços (350g, chocolate)

Pão de Açúcar (340g, chocolate ao leite gianduia)

Cacau-Show (400g, chocolate ao leite crocante c/tabletes de chocolate ao leite)

Arcor (130g, chocolate ao leite crocante)

Bis Lacta (455g, chocolate ao leite com bombom)

Dicas para a compra

Os brindes quando anexados às embalagens, precisam conter todas as informações previstas, como prazo de validade, registro nos órgãos competentes e, no caso de brinquedos, a indicação da faixa etária a que se destinam, acompanhada da marca de conformidade do Inmetro, que garante a qualidade do brinquedo e a segurança das crianças. Mas não foi esta a situação encontrada em vários produtos.

Na hora da compra o consumidor deve tomar alguns cuidados, como observar se os produtos estão armazenados em locais frescos e arejados, e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas.

É preciso que os ovos de páscoa, os bombons e os tabletes de chocolate estejam armazenados em local fresco e arejado. Verifique ainda se não há a incidência direta da luz solar ou contato com a umidade.

A embalagem deve estar íntegra, sem furos ou amassada e conter as informações obrigatórias na rotulagem como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante, informação nutricional, dentre outros.

Fonte: Pro Teste
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Bruna Passos Amaral

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br