Sobe para 80 anos e seis meses o limite de idade para obter financiamento da casa própria

31/03/2010

Com nova regra de seguro, em vigor desde fevereiro, pessoas mais velhas terão prazo maior

O limite de idade subiu de uma média de 75 anos para 80 anos e seis meses. Os agentes financeiros fizeram os ajustes após a entrada em vigor das novas regras para o seguro imobiliário.

Na prática, o novo limite de idade permite a elevação dos prazos de pagamento do financiamento para mutuários com mais de 50 anos de idade. Antes, um mutuário que contratasse o crédito aos 60 anos de idade, por exemplo, teria somente 15 anos para fazer o pagamento. Agora, tem 20 anos e seis meses. Quem tem 50 anos, pode chegar ao prazo máximo de 30 anos para pagamento.

Na maioria dos agentes financeiros, até agora, o somatório da idade do mutuário com o prazo do empréstimo habitacional não ultrapassava 75 anos. Isso porque esse era o prazo de cobertura praxe no mercado, segundo a maioria das seguradoras. Mas, de acordo com a resolução CNSP nº 205, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as empresas não podem mais recusar cobertura de seguro a clientes cuja idade, somada ao prazo de financiamento, seja de até 80 anos e seis meses. E passa a ser obrigatório que o contrato de seguro tenha o mesmo prazo de vigência do empréstimo.

“A maioria das seguradoras trabalhava com prazo de 75 anos, mas não havia regras. Agora isso se uniformizou. Todas as seguradoras vão ter que ofertar o prazo mínimo de 80 anos e 6 meses. Houve uma conjugação de fatores para essa mudança, que inclui o aumento da expectativa de vida e uma política de fomento ao financiamento habitacional”, explica Armando Grasso, presidente da comissão técnica de Seguro Habitacional da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg). Ele lembra que o que não mudou foi uma norma do mercado: quanto mais alta a idade do interessado à tomada de crédito, mais altas são as taxas do seguro.

No Bradesco e no Itaú Unibanco, o somatório da idade do mutuário mais o prazo do empréstimo seguia o padrão de 75 anos. Agora, esse período subiu para 80 anos e seis meses. O Banco do Brasil também alterou o prazo, mas só em seis meses, já que o anterior era de 79 anos, 11 meses e 29 dias, e passou para 80 anos, cinco meses e 29 dias. O HSBC ainda não fez nenhuma alteração, mas informou que a política de prazo de financiamento habitacional será atualizada. A Caixa Econômica Federal, o Santander e o Real já operavam com prazo de 80 anos e seis meses antes mesmo das mudanças nas regras do seguro e por isso não fizeram alterações.

Fonte: Condomínio de Notícias
Autor: Imobiliária Farrapos (www.imobiliariafarrapos.com.br)
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte