TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Desemprego perde força na composição da inadimplência
   
     
 


13/05/2010

Desemprego perde força na composição da inadimplência
Pesquisa é da CDL Porto Alegre

A pesquisa da CDL Porto Alegre com os consumidores inadimplentes revela que no último ano o impacto do desemprego na justificativa de inadimplência perdeu força. Em abril do ano passado, 38,8% dos entrevistados culpavam a falta de emprego pelos débitos em atraso. Neste ano, o índice caiu 18% e fechou em 31,9% das respostas.

Segundo o presidente da CDL, Vilson Noer, a situação é um reflexo da melhora da economia de um ano para cá. "Em 2009, estávamos em meio a uma crise mundial, havia muita incerteza no mercado. Agora a o cenário está diferente: temos uma demanda de crédito crescente e o nível de emprego está em alta", analisa.

Outro destaque, em comparação com o ano passado, foi o crescimento dos entrevistados que atribuíram a situação de inadimplemento a compras realizadas por terceiros. Em abril de 2009, apenas 9,6% creditavam esse motivo. Agora o número passa dos 20%. "É um risco muito grande emprestar documentos, seja para familiares ou amigos. Os consumidores devem ter consciência disso", alerta Luiz Rossetto, gestor da área de Informações para Gestão do Crédito da CDL Porto Alegre.

O levantamento é realizado mensalmente com 400 pessoas atendidas no Departamento de Assistência ao Consumidor do SPC (Deacon), localizado no 1º andar do Mercado Público.

Fonte: CDL
Autor: Sinara Oliveira da Silva
Revisão e edição: Mariana Silva Sirena

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br