TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Reunião do Fórum de Defesa do Consumidor
   
     
 


14/05/2010

Reunião do Fórum de Defesa do Consumidor
Jornada da Cidadania vai ampliar atendimento direto ao cidadão
 
O Fórum de Defesa do Consumidor reuniu-se nesta sexta-feira (14) no Plenarinho da Assembleia Legislativa para discutir a implementação do Comitê Permanente da Parceria Ganha X Ganha e o lançamento da Jornada de Cidadania. O Fórum, que realiza encontros mensais, tem parceria da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e conta com a participação de mais de 30 entidades.
 
O encontro tratou da organização do comitê que irá cuidar das ações da Parceria Ganha X Ganha entre consumidor, fornecedor e sociedade. O objetivo é minimizar conflitos entre as partes, aliviar as demandas dos órgãos de defesa do consumidor (esfera administrativa e judicial), fortalecer o produtor responsável, fornecedor honesto e consumidor consciente. Busca, também, propor uma postura ética, legal e moral por parte de todos os atores, evitando a sonegação de tributos, coibindo a venda de produtos de origem duvidosa.
 
Alcebíades Santini, presidente do Fórum de Defesa do Consumidor
 
“Precisamos trabalhar pela convergência de interesses e na educação para o consumo consciente e empresa cidadã”, resume o presidente do Fórum, Alcebíades Santini.
 
Cidadania
 
O encontro tratou da organização do projeto Jornada de Cidadania, cuja proposta é levar às comunidades gaúchas, sempre no segundo sábado de cada mês, entidades públicas e civis que atuam no segmento dos direitos do cidadão. A proposta é divulgar “quem é quem e quem faz o quê”, explica o vice-Presidente do Forum, Alexandre Appel, “bem como oferecer serviços essenciais à comunidade que muitas vezes não tem condições de deslocamento até as unidades físicas dessas instituições”.
 
Alexandre Appel, vice-presidente do Fórum de Defesa do Consumidor
 
O projeto visa levar, no mínimo, 30 serviços essenciais às comunidades carentes, a exemplo do Poder Judiciário, Ministérios Públicos, Defensoria Pública, Procon, Anatel, carteiras de trabalho e de identidade, serviços de saúde, vigilância sanitária, ouvidoria, especialistas em direitos, entre outros. “Queremos criar unidades multiplicadores na esfera dos municípios tendo como agente de cidadania e articulador local o Procon Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública ou outra entidade sob o apoio do Fórum”.
 
Participaram o deputado Raul Pont (PT), representantes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Procon, Tribunal de Justiça, Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ministério Público (MP), Receita Federal, Associação Gaúcha dos Supermercados (AGAS), Serasa, Sindilojas, Fecomércio, Unimed, Corsan, Banco do Brasil, Sindicato Médicos do RS (Simers), Anatel, entre outros.

Fonte: Agência de Notícias (AL)
Autor: Gilmar Eitelwein
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br