TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Plano Nacional de Banda Larga
   
     
 


14/05/2010

Plano Nacional de Banda Larga
Fabricantes nacionais formam consórcio para fornecer soluções de banda larga

Estimulados pelas discussões do Plano Nacional de Banda Larga, oito fabricantes nacionais de equipamentos de banda larga e sistemas, dos backbones ópticos às redes de acesso, formaram um consórcio para fornecer soluções completas às operadoras. Com essa articulação, de acordo com Jorge Salomão Pereira, presidente da Padtec, o grupo espera ganhar economia de escala e se tornar mais competitivo frente aos seus competidores, multinacionais europeias e asiáticas. “A oferta da solução completa permite reduzir custos de aquisição de componentes, para os fabricantes, e custos operacionais para as teles”, observa.

O anúncio do consórcio, batizado GENT (Grupo de Empresas Nacionais de Tecnologia), foi feito um dia após a publicação, pelo governo federal, do decreto que institui o PNBL. Na avaliação de Salomão, o lançamento do PNBL vai potencializar o mercado com a redução dos custos dos insumos. “Não sabemos estimar qual será o crescimento, mas o mercado vai crescer e os fornecedores de tecnologia nacional tem uma grande oportunidade de expandir sua atuação”, avalia ele, que destaca a importância de o PNBL carregar, em sua formulação, o desenvolvimento da tecnologia nacional.

As empresas que integram o consórcio são, além da Padtec (fabricantes de sistemas de comunicação óptica para backbones), Trópico (soluções IP), CPqD (sistemas de gerenciamento), Asga, Icatel, Gigacom, Datacom e Parks (os cinco últimos fornecedores de equipamentos para backhaul e acesso). Seu faturamento conjunto é de R$ 1,2 bilhão, que pode dobrar de tamanho com o PNBL.

O consórcio vem sendo articulado há vários meses e ele pode ser, na avaliação de Salomão, a semente de um futuro grande fabricante nacional de telecomunicações. “São empresas que são mais ou menos do mesmo tamanho, têm objetivos e comuns e pontos de identidade em sua cultura”, avalia. Mas a fusão dessas empresas ainda não está colocada. Por enquanto, só se juntaram para formar um consórcio para oferecer soluções integradas de banda larga, que está aberto a novas adesões se surgirem outros fabricantes nacionais interessados.

Fonte: Tele.Síntese
Autor: Lia Ribeiro Dias
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br