De 21 a 23 de maio, lideranças e representantes das principais instituições médicas do Estado, acostumados a enxergar Porto Alegre com o olhar de moradores da cidade, irão passar por uma experiência de “redescoberta turística” da capital gaúcha. O projeto “Aprecie Porto Alegre”, uma iniciativa promovida pelo Porto Alegre Convention & Visitors Bureau - instituição que se dedica a apoiar projetos que fomentem o turismo local - promete sensibilizar o olhar das mais de duas dezenas de convidados para as qualidades turísticas, logísticas e facilidades que a cidade oferece. O objetivo é reafirmar a capital como cenário ideal para a realização de grandes eventos, congressos, seminários e palestras dos mais variados segmentos.
Durante os três dias, os “visitantes” serão tratados como turistas e ficarão hospedados no Hotel Sheraton, de onde seguem diariamente para uma série de atividades que apresentam a gastronomia, a excelente infraestrutura para negócios e lazer e as belezas locais. No roteiro, além de almoços e jantares em alguns dos mais tradicionais e badalados restaurantes, um tour cultural pelos principais pontos turísticos e museus da cidade e também pelos espaços reconhecidos pela excelência na realização de eventos estão programados.
Visitada por cerca de 1,3 milhões no ano passado, das quais 842 mil vieram a negócios, Porto Alegre deve se solidificar cada vez mais como destaque neste segmento de turismo. “Os eventos de negócios e estudos agregam grandes cifras à economia da cidade, com a contratação dos mais diversos serviços como shows, aluguéis de espaços e equipamentos, recepcionistas, iluminação, tradutores, decoração, montagem de estandes, entre outros. Além disso, os visitantes gastam na cidade uma média de R$ 240,00 cada um, no caso dos nacionais, e US$ 314,70 no caso dos estrangeiros”, informa a presidente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Berenice Lewin.
Em 2009, foram captados pela instituição outros 25 eventos, que irão gerar a cidade cerca de 113.580 room nights (diárias de hotel) nos próximos 5 anos, o que representa cerca de R$ 27,2 milhões investidos em turismo no Estado. Entre alguns destaques para o segundo semestre, estão eventos peso pesados, como a Feira Nacional do Calçado, a 28° Convenção Gaúcha de Supermercados e EXPOAGAS 2010 e o 11º Fórum Internacional de Software Livre, que devem reunir um público médio de cerca de 200 mil pessoas na capital gaúcha.