TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Um prêmio para a educação ecossistêmica
   
     
 


24/05/2010

Um prêmio para a educação ecossistêmica
Escola Amigos do Verde será agraciada pela Câmara dos Vereadores de Porto Alegre com a Comenda Porto do Sol

A Escola Amigos do Verde será agraciada pela Câmara dos Vereadores de Porto Alegre com a Comenda Porto do Sol, por indicação do vereador Aldacir Oliboni. A cerimônia de entrega da premiação ocorre no dia 1º de junho, terça-feira, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

A Amigos do Verde, escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no bairro Higienópolis oferece, há 26 anos, uma proposta inovadora que alia ecologia (do ser, social e planetária), valores éticos, pedagogia ecossistêmica e alimentação naturalista.

A Comenda Porto do Sol é conferida pela Câmara Municipal para pessoas físicas ou jurídicas com atuação pública reconhecida em áreas do conhecimento humano – como educação, comunicação, economia, saúde, esporte, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos.

Oliboni está em seu terceiro mandato como vereador da capital gaúcha e é tambémpresidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

Duas décadas e meia em exposição

Para conhecer o trabalho desenvolvido pela escola, uma exposição será realizada de 24 de maio a 6 de junho, das 9h às 17h, no Saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara dos Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255).

Em sintonia com a linguagem visual da escola, a mostra foi baseada em um conceito lúdico e divertido, com muitas ilustrações infantis, imagens, fotos e depoimentos. Todo material da exposição foi criado pela equipe da escola em conjunto com os alunos. O projeto gráfico é assinado pela designer e administradora especialista em marketing Márcia Carneiro Luiz, diretora de criação do Bureau de Estratégias.

“Era Uma Vez” é o nome da linha do tempo, que vai mostrar todos os fatos que marcaram a história da escola, de 1984 até 2010. Também estarão expostos mais seis painéis sobre Sistema Pedagógico, Ecologia e Sustentabilidade, Alimentação Consciente, Auto(eco)conhecimento, Pedagogia Ecossistêmica e Palavras de Amigos.

Além dos cartazes, haverá o espaço 3D, no qual os visitantes poderão interagir com os objetos. Neste local, haverá uma cisterna, uma composteira doméstica, um minitelhado “vivo” e recursos para atividades de auto(eco)conhecimento. O destaque fica para a maquete da escola, produzida com material reciclado pelos alunos com o apoio de uma mãe arquiteta, na qual todas as medidas da construção da Amigos do Verde foram respeitadas.

O vídeo institucional “Amigos do Verde para o mundo”, produzido por Tiago Demaman, será exibido no local, mostrando o trabalho da escola por meio de diferentes linguagens, entrevistas e reportagens.
 
Uma escola que abre caminhos, semeando valores e sentimentos

“Para a Amigos do Verde, é uma honra receber esta homenagem da Câmara dos Vereadores, mas, acima de tudo, nosso maior beneficio é o reconhecimento do nosso trabalho. Com isso, podemos motivar outras instituições a acreditarem e a investirem em um ensino que tenha como base tornar o planeta mais harmônico e sustentável. Afinal, se quisermos que os adultos do futuro sejam mais éticos e conscientes, nós, os adultos do presente precisamos dar um bom exemplo para as crianças de hoje. O mérito da equipe de educadores está em adiantar-se, vislumbrar o futuro, perceber as necessidades da sociedade e das famílias. Inclusive, o diferencial da Amigos do Verde é atuar há 26 anos com foco em ética, ecologia e educação consciente. Também chegamos aqui graças aos pais e alunos que acreditaram no nosso trabalho. Todos estamos de parabéns!”, afirma Sílvia Carneiro, diretora da escola e mestre em educação.
 
A Escola Amigos do Verde, fundada há 26 anos em Porto Alegre (RS), é pioneira em manter uma proposta pedagógica interessada em educar seres humanos pertencentes a um ecossistema de interdependência de pensamentos, atos e sentimentos. O colégio é praticamente uma chácara de 3,6 mil metros quadrados, localizada em pleno centro urbano, em um dos bairros mais movimentados da Capital, o Higienópolis. A Escola abriga um lago e um bosque, onde convivem porquinhos-da-índia, jabuti, periquitos, galinhas e tartarugas, juntamente com crianças e adultos. Desta forma, o currículo interdisciplinar inclui, além das disciplinas determinadas pelo MEC, atividades que incentivam a noção de sustentabilidade no dia-a-dia. Tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental (a Amigos do Verde oferece aulas até o 5º ano), a criança aprende na prática a assumir responsabilidades com o meio em que vive e a ter um papel proativo e consciente. Técnicas como o mapa mental, utilizada pelos alunos e pela professora para o planejamento dos estudos, priorizam o exercício do consenso.

Fonte: Atelier 523
Autor: Aline Cornely, Ana Paula Silveira e Natália Ferreira
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br