TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Campanha alerta
   
     
 


30/05/2010

Campanha alerta
Uso de cadeirinha no transporte de crianças agora é obrigatório
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Agentes orientaram sobre o uso da cadeirinha e cinto de segurança
Agentes orientaram sobre o uso da cadeirinha e cinto de segurança

A  Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificará, até o final de junho, ações educativas vinculadas à campanha nacional de alerta aos pais, e adultos em geral, sobre o transporte seguro das crianças nos veículos. O lançamento da etapa final da campanha foi hoje, 27, pela manhã, na sede da Empresa e contou com a participação do prefeito em exercício, João Batista Linck Figueira (Procurador-Geral do Município); o secretário municipal da Mobilidade Urbana, Romano Botin, além de diretores da EPTC e a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga.

Palestras em escolas, associações de bairros e empresas, além da distribuição de folders em vias da Capital, terão continuidade com foco na norma das cadeirinhas (resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran), que entra em vigor a partir de 9 de junho. A resolução estabelece que, em caso de infração, a multa será considerada gravíssima, valor de R$ 191,54, sete pontos na carteira, com possibilidade de retenção do veículo.  Agentes de fiscalização da EPTC somente multarão a partir de 1º de julho, após o encerramento das etapas de atividades de conscientização na Capital, iniciadas no final de maio de 2008.

João Batista Linck Figueira ressaltou a importância da campanha  desenvolvida pela EPTC. “O trabalho de conscientização é fundamental para mobilizar os pais sobre a necessidade dos equipamentos e formas adequadas para o transporte seguro das nossas crianças, evitando maiores riscos”, ressaltou. Romano Botin lembrou que “não existe fiscalização efetiva  sem um processo contínuo de educação, para mudança de cultura no trânsito, com mais segurança para todos”. Diza Gonzaga exaltou a parceria. “A Fundação Thiago Gonzaga e a EPTC desenvolvem um trabalho conjunto em apresentações teatrais, na pintura das borboletas nas vias, sempre com o objetivo de preservar vidas e alertar as pessoas para um convivência harmoniosa na circulação”, disse.

Tipos de cadeirinhas - De acordo com a resolução do Contran, os recém-nascidos, com até um ano de idade, devem ser transportados no bebê-conforto, no banco traseiro, sentido inverso à marcha do veículo; de um a quatro anos, em cadeirinhas, no banco traseiro; de quatro a sete anos e meio, em assento de elevação, no banco traseiro; acima de sete anos e meio, até dez anos, somente no banco traseiro, com cinto de segurança. Os equipamentos obrigatórios devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Acidentes - Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que morrem anualmente, em média, 1.300 crianças (idade até dez anos), em acidentes de trânsito no Brasil, de um total de 35 mil vítimas fatais. Em 2008 (dados do Detran), no Rio Grande do Sul, de um total de 1.424 vítimas fatais, 32 eram crianças (até 11 anos). No ano passado, de 1.477 vítimas fatais, 41 foram crianças. Neste ano, até 14/4, das 477 vítimas fatais, 18 crianças perderam a vida.

Os dados de Porto Alegre (EPTC) envolvendo crianças de até dez anos são: 174 acidentes em 2008, com oito vítimas fatais; 190 acidentes com crianças em 2009, com cinco vítimas fatais. E, em 2010 (até 30/4), em 81 acidentes, 136 crianças ficaram feridas, sem vítimas fatais.

Resolução 277 na íntegra no site da eptc: www.eptc.com.br

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br