No dia 3 de junho, a Expo Xangai, maior Exposição Mundial já realizada, comemorou o Brasil. Essa foi a data oficial do país no evento, que no último domingo bateu recorde de público: 500 mil visitantes passaram pelos 13 portões entre 9h e 22h. Uma cerimônia oficial reuniu o Ministro da Fazenda, Guido Mantega; e o Ministro das Finanças da China, Xie Xuren, na manhã de quinta-feira. Em seguida, os cantores Carlinhos Brown e Mart'nália fizeram um show acústico para autoridades dos dois países.
Participaram de almoço oferecido pelo governo chinês o comissário geral do Brasil na Expo, Alessandro Teixeira; o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney; os secretários executivos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ottoni Fernandes; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a superintendente da Suframa, Flavia Grosso; o presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, Edemir Pinto; e o presidente do Conselho Empresarial Brasil China, Sergio Amaral.
Várias atividades culturais foram programadas para o Dia do Brasil na Expo, que terminou com um show de Carlinhos Brown e Mart'nália, desta vez para o grande público. "Espero transmitir um pouco da cultura brasileira que, assim como a chinesa, tem no tambor um dos principais canais de comunicação com a religiosidade e o mundo espiritual", declarou Brown.
Para o comissário geral do Brasil na Expo Xangai, Alessandro Teixeira, essa é uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos chineses para outros aspectos do cotidiano do país: "Por isso, o Pavilhão brasileiro mostra de forma bastante enfática a diversidade humana e cultural das cidades, o dinamismo das metrópoles e aspectos tecnológicos da indústria nacional, que tem levado o país a se destacar internacionalmente".
O Pavilhão do Brasil tem recebido, em média, 15 mil visitantes por dia. O número cresceu na última semana, assim como aumentou expressivamente o fluxo de pessoas que passam diariamente pelos portões de acesso ao Parque. No espaço brasileiro – de 2 mil m² – foram exibidos três vídeos produzidos pela O2, empresa do cineasta Fernando Meirelles: o primeiro mostrou imagens de cidades em várias regiões do país; o segundo passeia pelas festas regionais, de norte a sul; e, o terceiro, exibido numa enorme tela suspensa a dois metros do chão, fascinou os chineses ao apresentar cenas do dia a dia de quatro brasileiros, desde o momento em que acordam até o anoitecer. No vídeo, os chineses descobriram como trabalham um engenheiro da indústria aeroespacial, um químico da indústria petrolífera, um agricultor e uma artista plástica.
Touch screens nas paredes do Pavilhão também encantaram os visitantes. Tanto a parede da diversidade, onde é possível combinar diversos tipos étnicos que compõem a população brasileira, quanto a das Soluções Urbanas, que apresenta soluções brasileiras para as cidades. Outra parede mostra o que há de melhor para se conhecer no Brasil em 34 roteiros turísticos.
O Dia do Brasil projetou ainda mais a imagem do país na China. A imprensa local, que normalmente se interessa pelo futebol do Brasil, tem procurado abordar outros aspectos, passando pela economia, pela natureza e, principalmente, pelo incremento nas relações entre os dois países.