TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Brasil é atração em Xangai
   
     
 


04/06/2010

Brasil é atração em Xangai
Data dedicada ao pavilhão brasileiro na Exposição Universal teve apresentações de Carlinhos Brown e Mart’nália

No dia 3 de junho, a Expo Xangai, maior Exposição Mundial já realizada, comemorou o Brasil. Essa foi a data oficial do país no evento, que no último domingo bateu recorde de público: 500 mil visitantes passaram pelos 13 portões entre 9h e 22h. Uma cerimônia oficial reuniu o Ministro da Fazenda, Guido Mantega; e o Ministro das Finanças da China, Xie Xuren, na manhã de quinta-feira. Em seguida, os cantores Carlinhos Brown e Mart'nália fizeram um show acústico para autoridades dos dois países. 

Participaram de almoço oferecido pelo governo chinês o comissário geral do Brasil na Expo, Alessandro Teixeira; o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney; os secretários executivos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ottoni Fernandes; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a superintendente da Suframa, Flavia Grosso; o presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, Edemir Pinto; e o presidente do Conselho Empresarial Brasil China, Sergio Amaral.
 
Várias atividades culturais foram programadas para o Dia do Brasil na Expo, que terminou com um show de Carlinhos Brown e Mart'nália, desta vez para o grande público. "Espero transmitir um pouco da cultura brasileira que, assim como a chinesa, tem no tambor um dos principais canais de comunicação com a religiosidade e o mundo espiritual", declarou Brown.
 
Para o comissário geral do Brasil na Expo Xangai, Alessandro Teixeira, essa é uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos chineses para outros aspectos do cotidiano do país: "Por isso, o Pavilhão brasileiro mostra de forma bastante enfática a diversidade humana e cultural das cidades, o dinamismo das metrópoles e aspectos tecnológicos da indústria nacional, que tem levado o país a se destacar internacionalmente".
 
O Pavilhão do Brasil tem recebido, em média, 15 mil visitantes por dia. O número cresceu na última semana, assim como aumentou expressivamente o fluxo de pessoas que passam diariamente pelos portões de acesso ao Parque. No espaço brasileiro – de 2 mil m² – foram exibidos três vídeos produzidos pela O2, empresa do cineasta Fernando Meirelles: o primeiro mostrou imagens de cidades em várias regiões do país; o segundo passeia pelas festas regionais, de norte a sul; e, o terceiro, exibido numa enorme tela suspensa a dois metros do chão, fascinou os chineses ao apresentar cenas do dia a dia de quatro brasileiros, desde o momento em que acordam até o anoitecer. No vídeo, os chineses descobriram como trabalham um engenheiro da indústria aeroespacial, um químico da indústria petrolífera, um agricultor e uma artista plástica.
 
Touch screens nas paredes do Pavilhão também encantaram os visitantes. Tanto a parede da diversidade, onde é possível combinar diversos tipos étnicos que compõem a população brasileira, quanto a das Soluções Urbanas, que apresenta soluções brasileiras para as cidades. Outra parede mostra o que há de melhor para se conhecer no Brasil em 34 roteiros turísticos.

O Dia do Brasil projetou ainda mais a imagem do país na China. A imprensa local, que normalmente se interessa pelo futebol do Brasil, tem procurado abordar outros aspectos, passando pela economia, pela natureza e, principalmente, pelo incremento nas relações entre os dois países.

Fonte: Apex-Brasil
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Renata Appel

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br