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Especialista indica como as empresas podem manter ritmo de ganhos na Copa
   
     
 


07/06/2010

Especialista indica como as empresas podem manter ritmo de ganhos na Copa
Para surfar na onda das oportunidades, elas devem priorizar ações de vendas, promoções, redução de custos e estoque para passar ilesas pelo período festivo

A época de Copa do Mundo transforma os negócios. Algumas oportunidades aparecem com a venda de produtos eletrônicos, em especial TVs, camisas da seleção, materiais esportivos, cervejas, serviços em bares, restaurantes e lanchonetes. Desta forma, as empresas devem estar atentas a estas ocasiões e surfar na onda das oportunidades. 

De acordo com Gerson Christensen, diretor executivo da SSK (empresa que atua na área de consultoria, auditoria, ações de marketing, pesquisa de mercado, gerenciamento por categoria e projetos especiais) obviamente que, apesar de haver oportunidade, não significa que não precise de planejamento: “Uma empresa que deseja vender artigos para a Copa não pode pensar sobre isto um mês antes. As empresas se preparam até com um ano de antecedência”.
 
Gerson alerta que esse fenômeno não acontece somente em relação à Copa: “Ocorre também em relação a todos os produtos que apresentam sazonalidade nas vendas. Por exemplo, estamos negociando a vinda de uma empresa para o Brasil para o segmento de brinquedos. Estamos planejando em junho de 2010 para o Dia das Crianças de 2011”.
 
Com um planejamento feito a partir de uma boa consultoria é possível obter bons lucros até mesmo fora dessas oportunidades. “Uma empresa para qual a SSK presta o serviço de consultoria conseguiu aumentar o faturamento médio de R$ 192 mil/mês para R$ 350 mil/mês. Outro empresário acreditava que só baixando os preços conseguiria vender. Com planejamento, aumentamos os preços em 4% e o faturamento diário que era de R$ 15 mil, em média, subiu para R$ 21 mil”, conta o diretor executivo da SSK.
 
Por outro lado, o executivo lembra que há as ameaças, porque eventos como a Copa, o Carnaval e feriados prolongados geram ameaças da receita das empresas: “Já ouvimos muitas vezes as pessoas dizerem que o ano no Brasil só começa após o Carnaval. Ocorre que, em períodos de eventos como a Copa, diminui também dois fatores importantes na venda das empresas: o foco e os dias úteis. Quanto ao primeiro, as pessoas começam, a partir de agora, a entrar num clima de festa. Isto tira, de certa forma, o foco das pessoas em compras de produtos que normalmente comprariam. Já em relação ao segundo, os dias úteis diminuem, o que diminui o tempo de venda, atingindo diretamente a receita. Isso porque as vendas são, literalmente, perdidas e não serão compensadas no dia seguinte, por exemplo. Desta forma, o planejamento de ações de vendas, ofertas, promoções e redução de custos e estoque são imprescindíveis para as empresas passarem pelo período da Copa”.
 
SSK Análises Mercadológicas
 
Há 18 anos no mercado, a SSK já trabalhou e trabalha com empresas representativas no mercado brasileiro e também com multinacionais respeitadas no mundo todo. Entre elas estão: 3M, Banco de Eventos, Carrefour, Comgás, Epson, Gillette, Kodak, Mark Up, Nestlé, Novartis Saúde Animal, Procter & Gamble. A empresa possui serviços de consultoria, auditoria, ações de marketing, pesquisa de mercado, gerenciamento por categoria e projetos especiais.
Mais informações: www.sskanalises.com.br
 
Gerson Christensen
 
Gerson Christensen é o diretor geral da empresa. Formado em Administração de Empresas pela USP, traz em sua experiência profissional mais de 25 anos de atuação na área comercial, tanto nas relações B2B quanto nas relações B2C. Foi durante seis anos vice-presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e autor do capítulo “Pesquisa em Marketing Promocional”, do livro Marketing Promocional para Mercados Competitivos, de Edson Crescitelli e Antônio Costa. Desde abril de 2006, atua como coordenador do Grupo de Marketing da Câmara de Comércio Brasil e Alemanha.

Fonte: Office3
Autor: Carolina Lara
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

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