TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Berços terão certificação compulsória a partir de julho
   
     
 


08/06/2010

Berços terão certificação compulsória a partir de julho
INMETRO está desenvolvendo um programa de certificação para tornar esses móveis mais seguros

Uma comissão técnica irá se reunir hoje (08 de junho), em São Paulo, por convocação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) com o objetivo de finalizar o texto de regulamentação da avaliação dos berços infantis. O instituto está desenvolvendo um programa de certificação para tornar esses móveis mais seguros, o que resultará na obrigatoriedade de um selo em todos os berços e permitirá a fiscalização direta do mercado. O presidente da Movergs – Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, Ivo Cansan, integra a comissão e estará presente na reunião. 

A certificação de produtos é um tema que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Com o aumento da concorrência e maior exigência do consumidor, os diferenciais dos produtos se voltam para a avaliação da sua conformidade. No Brasil, há duas linhas de certificação de produtos: voluntária e compulsória. A primeira, como o próprio nome já diz, é opcional. Já a compulsória é obrigatória e os produtos não podem ser comercializados sem ela, sendo passíveis de fiscalização.
 
A partir do segundo semestre de 2010, os berços passam a integrar o rol de produtos com certificação compulsória. As empresas fabricantes terão o prazo de seis meses e o comércio de um ano para que adequarem à nova legislação. Ou seja, a partir deste período, nenhum berço poderá ser comercializado sem apresentar um atestado de conformidade com as normas estabelecidas.
 
O texto de regulamentação ficará sob consulta pública até o dia 14 de junho no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (www.abnt.org.br). A certificação passará a vigorar após sua publicação. A previsão do Instituto Nacional de Avaliação da Conformidade em Produtos – INNAC é que isso ocorra em meados de agosto.
 
As empresas interessadas em agilizar o processo de certificação podem realizar uma pré-avaliação de seus produtos, corrigindo problemas primários de acordo coma norma técnica vigente – NBR 131918, publicada em 30 de dezembro de 2000. A norma regula os requisitos de segurança e métodos de ensaio para este mobiliário. O INNAC também está a disposição para esclarecimentos e orientações quanto a procedimentos e a melhor forma de obter a certificação.

Fonte: Exata
Autor: Vivian Kratz
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br