TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Presidente do TJ destaca dados do Judiciário em palestra para dirigentes cristãos de empresas
   
     
 


10/06/2010

Presidente do TJ destaca dados do Judiciário em palestra para dirigentes cristãos de empresas
Desembargador Leo Lima palestrou nessa 5ª feira (10) na reunião-almoço da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), em Porto Alegre

Estou honrado em presidir o Judiciário que tem servidores e magistrados com a competência revelada pelos números e dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A frase foi proferida pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Leo Lima, durante palestra feita hoje (10/6) na reunião-almoço da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), em Porto Alegre.

O Desembargador Leo Lima falou sobre o levantamento efetuado pelo CNJ junto aos principais Judiciários do país. Os dados revelam que o Rio Grande do Sul possui a menor despesa por caso novo, a menor correlação servidor/processo, a menor correlação servidor/magistrado, a menor taxa de congestionamento e a maior produtividade. Isto comprova o que se constata no dia a dia do Poder Judiciário gaúcho: a grande dedicação de servidores e magistrados, apesar de todas as limitações, acrescentou.


Presidente Leo Lima referiu grande carga de trabalho
e, em contrapartida, alta produtividade
(Fotos: Mário Salgado)

O Presidente do TJ destacou que no final de 2009, tramitavam mais de 3,7 milhões de processos na Justiça gaúcha. Além disso, 56.470 recursos oriundos do nosso Estado tramitavam no Superior Tribunal de Justiça, informou. O Desembargador Leo Lima lembrou a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas que, pela terceira vez consecutiva, apontou Porto Alegre como a capital com maior credibilidade em seu Poder Judiciário, num comparativo junto às oitos maiores cidades brasileiras.


Palestra ocorreu na abertura de reunião-almoço

São dados que servem de reflexão porque são conquistados diante de diversas dificuldades e situações adversas, advertiu. Lembrou das limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede o preenchimento de mais de 1.500 vagas para servidores e outras 183 para magistrados no Estado. Na abertura da reunião-almoço, o presidente da ADCE, José Antônio Célia, agradeceu a presença do Desembargador Leo Lima e lembrou a complexidade na prestação jurisdicional. É uma tarefa difícil, mas desempenhada com brilhantismo pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, elogiou.

Participaram ainda do evento os Desembargadores Francisco José Moesch e Nei Wiedemann Neto, além do Juiz-Assessor da Presidência do TJ, Rinez da Trindade; o Juiz Pedro Pozza; Procurador-Geral do Estado-Adjunto, José Guilherme Kliemann, e o Deputado Miki Breier.

Fonte: TJRS
Autor: Gilberto Jasper
Revisão e edição: Adriana Arend

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br