Brasil e Turquia estão mais próximos não só política, mas também comercialmente. Com a realização da Expo Turquia – feira de produtos turcos – que aconteceu de 26 a 29 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, os dois países celebraram uma grande parceria que terá bons frutos para ambos. A meta é aumentar o fluxo de comércio e chegar a US$ 10 bilhões por ano. De acordo com os números finais da Feira, foram realizadas 995 reuniões de negócios durante o evento, que recebeu cerca de sete mil visitantes. A Expo Turquia foi organizada pela Istambul Chamber of Commerce (Câmara de Comércio de Istambul) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.
A Expo Turquia reuniu 150 expositores de setores distintos, como construção, alimentos, bebidas, têxtil, papel de derivados, energia, eletricidade, joias, logísticas e armazéns, tecnologia da informação, eletrônica, eletroeletrônica, eletrodomésticos, turismo, hotelaria, transporte, cosméticos, telecomunicações, comércio, borracha, plástico, automotivo, presentes e decoração, máquinas e ferramentas, comércio varejista e cigarros.
Nos corredores da Feira foi possível encontrar artigos de decoração, bijuterias e itens de utilidades domésticas. Luminárias e porta-velas de mosaico de vidro; pratos de cerâmica pintados à mão, colchas bordadas com fios de seda, com as fortes cores turcas, puderam ser admiradas pelos visitantes da Expo Turquia.
Em uma área de 8 mil m² de exposição, a Expo Turquia recebeu um público qualificado, formado por empresários, compradores, fornecedores, vendedores, representantes, distribuidores e importadoras, que puderam conhecer produtos e negociar com empresas da Turquia.
Vale lembrar que a Expo Turquia, criada para aproximar comercial e culturalmente os dois países, foi aberta oficialmente no dia 26 de maio pelo Primeiro Ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; pelo Embaixador do Brasil na Turquia, Marcelo Jardim; e pelo Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera. Destaca-se, ainda, que o Primeiro Ministro turco também esteve no Brasil para fechar novas parcerias com as iniciativas públicas e privadas brasileiras. A Turquia vê o Brasil como uma importante nação para realizar acordos comerciais.