TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
A partir de 25 de agosto
   
     
 


18/06/2010

A partir de 25 de agosto
Obrigação de novo Ponto Eletrônico preocupa lojistas
As novas regras para utilização de sistema eletrônico de marcação do horário de trabalho começam a valer a partir de 25 de agosto. Conforme Portaria do Ministério do Trabalho, as empresas deverão adquirir equipamentos certificados; com sistema próprio de energia em caso de falta de luz; que permitam a impressão de recibos registrando os horários de entrada, saída e intervalos dos empregados; possuam grande memória para armazenagem de dados; e entrada USB que permita que os dados sejam auditados por fiscal do trabalho.
 
Conforme o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, a medida é inapropriada. “Além de ser um gasto extraordinário e alto – o aparelho pode custar até R$ 6 mil, a exigência de impressão de recibos é um atentado contra o meio ambiente e um desperdício de papel”, enfatiza o dirigente.
 
A falta de procura pelos novos equipamentos – menos de 5% dos empregadores já se adaptaram à medida – indica que os empresários esperam alterações na norma ou migrarão para o controle mecânico ou escrito de ponto, o que é um retrocesso. O Sindilojas foi o primeiro sindicato no país a questionar judicialmente essa Portaria. A Entidade aguarda pronunciamento do judiciário. O processo está em tramitação na 23ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

Fonte: Insider2
Autor: Juliana Farias
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br