Os consumidores preferem parcelar as compras no cartão de crédito a financiar direto na própria loja, segundo pesquisa anual sobre crédito realizada pela Fecomércio-RJ e divulgada nesta quarta-feira (23).
Neste ano, o parcelamento das compras em lojas foi opção de 37% dos consumidores, enquanto o parcelamento no cartão de crédito foi preferência de 44%. Na pesquisa anterior, realizada em 2009, a situação era inversa: 56% dos consumidores parcelavam as compras nas lojas e 28% dividiam no cartão.
Quando se trata de outras formas de crédito, 16% dos consumidores optam por empréstimo pessoal em bancos, modalidade que ficou em terceiro lugar. Já os empréstimos em financeira, consignados e nas lojas aparecem no fim da lista.
A pesquisa foi realizada em mil lares de 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas.
Razões
De acordo com a Fecomércio-RJ, o aumento no uso do cartão de crédito foi impulsionado principalmente pelas classes C, D e E, sendo que a participação da C no financiamento direto na loja caiu 26 pontos percentuais de 2009 para 2010, enquanto a da classe D/E recuou 22 pontos no mesmo período.
Por outro lado, houve crescimento respectivo de 17 e de 20 pontos percentuais no número de consumidores que possuem cartão de crédito nas classes C e D/E.
O crescimento é resultado do crescimento do emprego formal, que contribui para o aumento do número de brasileiros com conta bancária.
"Emprego e renda têm sido os pilares da evolução sustentável que vemos no crédito. Ao entrar no sistema bancário, o brasileiro tem acesso a um volume maior e diverso de crédito", afirmou o coordenador do Núcleo Econômico e de Pesquisas da Fecomércio-RJ, João Carlos Gomes.