TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Agricultor aprimora as práticas no campo, afirma Andef
   
     
 


24/06/2010

Agricultor aprimora as práticas no campo, afirma Andef
Produtores rurais vêm se mostrando preocupados em melhorar o manejo da lavoura quando aplicam os produtos

Os números sobre o uso de defensivos agrícolas no combate de pragas revelam um fato significativamente positivo: os produtores rurais vêm se mostrando preocupados em melhorar o manejo da lavoura quando aplicam os produtos. Esta é a conclusão da Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, sobre os resultados do levantamento realizado nesta quarta-feira, 23, pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

"O órgão analisou 3.130 amostras, de 20 culturas, entre legumes, frutas e cereais. O resultado aponta que somente 2,8% estão acima do limite máximo de resíduos", afirma Eduardo Daher, diretor-executivo da Andef, que congrega as empresas que desenvolvem e produzem defensivos agrícolas. "Este valor é plenamente aceitável, de acordo com agências e organizações internacionais especializadas no tema." Daher destaca também que diversos alimentos com amplo consumo registram índice inferior a 1% e mesmo zero de resíduos; são os casos das culturas de alface, batata, cebola, feijão, laranja, manga, arroz e tomate.
 
Alimentos seguros e saudáveis
 
A Andef considera fundamental tranqüilizar a população quanto à segurança dos alimentos tratados com defensivos aplicados de acordo com as recomendações agronômicas e oficialmente registrados.
 
A Anvisa exorbita, em sua Nota Técnica distribuída à imprensa, ao recomendar o uso pelo consumidor de alimentos orgânicos, como se somente esses fossem seguros para a saúde. Diferentemente, para os especialistas, frutas, hortaliças e fibras, sem distinção, são considerados fatores de proteção contra o desenvolvimento de doenças.
 
Afinal, o histórico tem mostrado que, sem o detalhamento técnico do assunto, a divulgação da pesquisa pela imprensa pode ganhar uma conotação alarmista.
 
Construir uma agenda positiva na agricultura
 
Tão importante quanto produzir alimentos sem riscos para os consumidores, preocupação sempre acentuada após o anúncio do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, da Anvisa, será encontrar soluções para um complexo, de melhorar o nível de educação do agricultor para as boas práticas agrícolas. "Esta tarefa exige uma agenda construtiva envolvendo indústrias, instituições de extensão rural e governos", afirma Eduardo Daher. A Andef, desde sua criação, há 36 anos, e suas empresas associadas, vêm fazendo muito nesse sentido.
 
Em 2009, somente para o Prêmio Andef de Mérito Fitossanitário - realizado há 13 anos, com apoios de entidades parcerias - as ações resultaram em 5.690 atividades e 43 projetos no campo. Através de cursos, palestras e dias de campo, os trabalhos alcançaram cerca de 1,5 milhão de agricultores, técnicos e trabalhadores rurais. Não se conhece, em nenhum outro país, programa de sustentabilidade nos meios rurais com tão extraordinário alcance.
 
Clique aqui para ler o texto na íntegra "Agricultor aprimora as práticas no campo, afirma Andef".
 
Clique aqui para ler o texto na íntegra "Alimentos seguros e saudáveis".
 
Clique aqui para ler o texto na íntegra "Construir uma agenda positiva na agricultura".

Fonte: Comunicação ANDEF
Autor: Antonio Carlos Moreira
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br