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Pesquisa da Ipsos aponta estagnação econômica em época da reunião do G-20
   
     
 


24/06/2010

Pesquisa da Ipsos aponta estagnação econômica em época da reunião do G-20
Quatro em cada dez cidadãos do mundo (39%) consideram a economia do seu país “boa”. Já o Brasil, que se encontra na quinta posição, com 65%, apresenta a maior evolução na avaliação.

Nos dias 26 e 27 de junho, acontece em Toronto, a maior cidade e centro financeiro do Canadá, a reunião do G-20, com a participação de chefes de Estado do mundo inteiro. Na ocasião o foco será na recuperação da economia mundial e a implementação de compromissos estabelecidos nos encontros anteriores, além de determinar as bases para o crescimento sustentável e equilibrado.

A multinacional francesa de pesquisa Ipsos, acompanhando o mercado, realiza mensalmente, desde abril de 2007, um levantamento com os consumidores globais em relação às economias nacionais.

Comparando os resultados de maio em relação a abril, o estudo revela:

• Quatro em cada dez (39%) cidadãos globais descrevem a atual situação econômica no seu país como "boa". O índice aumentou em um ponto desde o último levantamento, em abril (38%).

• Os países onde os cidadãos indicam a maior evolução na avaliação da sua economia são o Brasil (5 pontos), a Arábia Saudita (4 pontos), a Suécia (4 pontos) e o México (3 pontos).

• Os países onde os cidadãos indicam a maior queda na avaliação da sua economia são a Alemanha (-7 pontos), a Grã-Bretanha (-5 pontos), a China (-3 pontos) e a Itália (-3 pontos).

• Mudanças regionais em relação a abril: países do G-8 (queda de três pontos), países europeus (queda de 1 ponto), América do Norte (queda de três pontos), América Latina (três pontos de crescimento), APAC (região da Ásia e Pacífico) (crescimento de um ponto) e do BRIC nenhuma mudança.
 
O maior nível de otimismo do consumidor global foi em abril de 2007, quando 66% disseram que a economia do seu país estava “boa”, já o nível mais baixo foi apresentado em abril de 2009, quando 29% dos consumidores disseram que a situação econômica do país estava “boa” – uma queda de 37 pontos. Desde janeiro de 2010 a avaliação do consumidor está praticamente estagnada, quando o índice era de 38% (apenas 1 ponto percentual a menos que maio). A avaliação do consumidor global manteve-se praticamente estagnada desde janeiro de 2010, quando estava em 38%.

A seguir está a lista de classificação dos países onde os cidadãos/ consumidores avaliaram a economia no seu próprio país. Os números entre parênteses revelam a diferença dos pontos percentuais em relação ao mês de abril de 2010:

% Total de Maio de 2010               Mudança em relação a abril de 2010
 
Total                           39%                (1)
Índia                          85%                (-1)
Arábia Saudita         80%                (+4)
China                         78%                (-4)
Austrália                   74%                (+1)
Brasil                         65%                (+5)
Canadá                     64%                (-3)
Suécia                       60%                (+4)
Indonésia                  52%                (0)
Polônia                     45%                (-2)
África do Sul            41%                (-3)
Turquia                     40%                (+1)
Alemanha                37%                (-7)
Coreia do Sul           31%                (-1)
Rússia                       30%                (+2)
Argentina                  27%                (+2)
Estados Unidos       23%                (-2)
Bélgica                      23%                (-1)
México                       23%                (+3)
Itália                           14%                (-3)
Grã-Bretanha           13%                (-4)
França                        8%                 (-1)
Hungria                      8%                 (0)
Japão                         6%                 (-1)
Espanha                    6%                 (3)
 
Fonte: Ipsos/Canada.com
 
Metodologia
 
Estes são os resultados da 9ª. onda do Global@dvisor, pesquisa realizada entre 12 de maio de 2010 e 21 de maio de 2010. O instrumento de pesquisa é realizado mensalmente em 24 países ao redor do mundo através do sistema Ipsos Panel on-line. Os países pesquisados são Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Polônia, Rússia, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia e os Estados Unidos da América. Para os resultados da pesquisa apresentada aqui, uma amostra internacional de 18.624 adultos entre 18 e 64 anos da Europa e Canadá e 16 e 64 anos dos demais países foram entrevistados. Aproximadamente 1.000 pessoas participaram em uma base país a país via Painel Ipsos on-line, com exceção da Argentina, Bélgica, Indonésia, México, Polônia, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Suécia e Turquia, onde cada um tem uma amostra de cerca de 500 pessoas.
 
O G-20 foi criado em 1999 depois da crise financeira asiática ocorrida dois anos antes, promovendo encontros anuais entre ministros da fazenda e presidentes de bancos centrais dos países participantes. Em 2008, os líderes do G-20 se encontraram pela primeira vez, em Washington (EUA), para coordenar uma resposta à crise econômica mundial. Toronto é o quarto encontro dos líderes do G20 – os outros dois foram realizados em Londres (abril-2009) e Pittsburgh (setembro-2009). O próximo encontro está marcado para Seul (Coréia do Sul), em novembro deste ano.
 
Sobre a Ipsos
 
A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados. Criada em 1975 na França, presente no Brasil desde 1997, consolidou-se como uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, estruturando-se por meio de áreas especializadas, com profissionais altamente qualificados em estudos de tendências e mercado. Possui escritórios em 56 países e realiza pesquisas em mais de 100. Atualmente atende mais de 5.000 clientes no mundo e possui mais de 8.000 funcionários. No Brasil, com a aquisição da Alfacom, conta com quase 600 funcionários diretos, sendo a maior empresa de pesquisa ad hoc.

Fonte: Global Assessoria de Comunicação
Autor: Mariana Geocze
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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