TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Semana Nacional de Combate às Drogas
   
     
 


25/06/2010

Semana Nacional de Combate às Drogas
PF apresenta balanço das ações de repressão ao narcotrático
Na Semana Nacional de Combate às Drogas, a Polícia Federal incinerou, em todo o Brasil, 5.593 quilos de cocaína e 35.286 quilos de maconha. As drogas são parte das apreensões de 2009 que totalizaram 24.053 quilos de cocaína e 155.417 de maconha.
 
Em 2010, até o mês de junho, já foram apreendidos 9.756 quilos de cocaína e 31.210 de maconha, 1.234 unidades de ecstasy e 57.696 unidades de anfetaminas. Também foram erradicados 390.349 pés de maconha no Brasil.
 
A Instituição tem implementado ações no sentido de reprimir a oferta de entorpecentes.
 
Entre elas destacam-se: 
 
Efetivo: nos últimos dois anos todos os policiais formados na Academia Nacional de Polícia foram lotados em unidades de fronteira ou em estados da Amazônia Legal;
 
Operação Sentinela: Iniciada em 2010, a operação tem por principal objetivo combater o tráfico ilícito de drogas, armas e pessoas nos estados da fronteira oeste brasileira.
 
Acordos bilaterais: Acordos firmados pela PF com as polícias do Paraguai, Bolívia e Peru permitiram ações conjuntas na repressão ao tráfico de drogas ilícitas, viabilizando, também, compartilhamento de informações e treinamento de policiais, fortalecendo o princípio da responsabilidade compartilhada.
 
Projeto VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado: Aquisição das aeronaves não tripuladas que serão utilizadas nas operações de intelegência de combate dos delitos transnacionais, especialmente o narcotráfico na fronteira oeste do Brasil.
 
Erradicação de maconha: A PF realizou nos últimos dois anos ações periódicas de erradicação de plantações de maconha nas regiões norte e nordeste, evitando que a planta chegue à fase adulta.
 
Body Scan: Instalação de equipamentos de scanner de corpo nos aeroportos de Manaus/AM, Recife/PE, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, para o combate do tráfico de entorpecentes que utiliza a via aérea.
 
Projeto PEQUI – Perfil Químico de Drogas: O projeto visa identificar o perfil químico das drogas apreendidas, identificando o grau de pureza, elementos adulterantes, local de produção, similaridade de amostras, permitindo, assim, direcionar e orientar as investigações de repressão ao tráfico.
 
Projeto SIGMA: O projeto visa utilizar o georeferenciamento nas operações de erradicação de maconha, identificando por meio de imagens de satélites cultivos ilícitos, permitindo maior efetividade na erradicação dos plantios.
 
Projeto SINAD – Sistema Nacional de Dados Estatístico: Criação de um base de dados onde serão incluídas todas as apreensões de drogas pelas policias estaduais e pela PF. No mesmo sistema serão incluídas informações sobre os bens adquiridos com prática do crime de tráfico de drogas.

Fonte: Polícia Federal
Autor: Divisão de Comunicação Social
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br