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João Carlos Nedel – vereador de Porto Alegre
   
     
 


27/06/2010

João Carlos Nedel – vereador de Porto Alegre
Os jovens e o consumo de álcool

O uso de álcool entre adolescentes é um tema controverso em nosso meio. Apesar de a lei brasileira proibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, o consumo de álcool pelos jovens é comum, seja em casa, seja em festividades ou mesmo em ambientes públicos.

Ou seja, a sociedade como um todo tem atitudes paradoxais frente ao tema. Se de um lado condena o abuso de álcool pelos jovens, de outro é permissiva ao estímulo do consumo por meio da propaganda.

É incrível, por exemplo, que a transmissão por TV da Copa do Mundo tenha como um dos principais patrocinadores certa marca de cerveja, da qual o próprio técnico brasileiro faz propaganda.

Aliás, há mais de uma cervejaria anunciando fortemente, tendo como base a Copa Mundial. Estudos realizados demonstram que, dos cinco temas mais freqüentemente encontrados nos comerciais, três deles - relaxamento, camaradagem e humor - são diretamente relacionáveis às expectativas dos jovens. Alguém acredita que a observação final de “beba com moderação”, um apelo racional, possa superar o alto incentivo que o clima emocional do evento propicia ao consumo da bebida?

Por essas e outras é que nossos jovens estão bebendo cada vez mais. A quem quiser comprovar a veracidade desta afirmação, bastará dar uma circulada entre uma e três horas da madrugada pelos bares da Cidade Baixa. Não precisa fazer mais nada: só observar. A juventude bebe muito, de forma imoderada e contínua.

À saída dos bares, que inicia normalmente após as duas da manhã, é comum encontrar-se jovens - rapazes e moças - embriagados, vomitando e sem condição de andarem sozinhos, sem apoio de alguém. Também são comuns as brigas, só de gritos ou de luta corporal mesmo, em que se percebe a influência da bebida no aquecimento dos ânimos e na exacerbação das atitudes. A vizinhança algumas vezes chama a polícia para interferir. Mas isso de nada adianta, pois a polícia não pode estar em tantos lugares ao mesmo tempo.

Acredito que qualquer plano visando à redução do consumo imoderado de bebida alcoólica, além de medidas educacionais, passa necessariamente por uma revisão da propaganda de bebidas. Qual a sua opinião?

Fonte: João Carlos Nedel
Autor: João Carlos Nedel
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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