Os consumidores apressados, que vão ao supermercado sem considerar o preço baixo como prioridade número um para suas decisão de compra, já são maioria entre os brasileiros, segundo uma pesquisa da Kantar Worldpanel.
O grupo chamado “experimentadores” representa 23% do total das donas de casa no Brasil. Eles frequentemente compram por impulso, experimentam bastante e trocam de marca facilmente. O gasto médio desse grupo é de R$ 61,29 em cada visita ao estabelecimento.
Já o segundo grupo, o dos “apressados”, também representa 23% da população domiciliar, não se importa de pagar mais caro e prefere locais em que não precisa perder tempo e encontre tudo facilmente. O dia preferido deles é o sábado e o gasto médio é de R$ 51,36.
O preço é o mais importante?
O grupo dos consumidores suscetíveis a preços e promoções não é o maior em quantidade de pessoas: apenas 18% elegem o fator preço como decisivo para a compra. Enquanto 17% são consideradas decididas e práticas – sabem o que querem e não se influenciam pelo impulso ou emoção –, outros 19% são observadoras e analíticas – fazem avaliações prévias, buscando a melhor escolha.
“Percebemos que há uma enorme diversidade de tipos de compradores”, declarou a diretora de retail & shopper insights da Kantar, Fatima Merlin. “A ideia disseminada de que o preço vem em primeiro lugar não corresponde à realidade”, completou.