TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Abipan apoia campanha que incentiva reciclagem de óleo de cozinha
   
     
 


02/07/2010

Abipan apoia campanha que incentiva reciclagem de óleo de cozinha
Grande Rio Reciclagem Ambiental pretende expandir a coleta para 12 milhões de litros em 2010 e acaba de firmar parceria com a entidadean

A Grande Rio Reciclagem Ambiental, empresa especializada em reciclagem e educação ambiental, intensifica na cidade do Rio de Janeiro uma campanha para o recolhimento do óleo de fritura usado em restaurantes, hotéis, residências, órgãos públicos, empresas privadas e comércio em geral. Com o apoio das secretarias de Educação e Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, o objetivo da campanha é sensibilizar, por meio da educação ambiental, a importância de reciclar o óleo de cozinha usado para que ele não seja jogado no meio ambiente.

Para descartar o óleo de cozinha usado, a pessoa deve colocá-lo em garrafas PET 2 litros e depois ligar gratuitamente para a Grande Rio Reciclagem Ambiental pelo número 0800 2823 776. Antes de colocar o óleo na garrafa, deixe-o esfriar.

Parceria com a Abipan

A Associação dos Industriais de Panificação e Afins do Rio de Janeiro (Abipan), mais antiga associação da indústria de panificação do Brasil, lançará parceria com a Grande Rio Reciclagem Ambiental no dia 04 de julho, durante o evento de confraternização do Dia Nacional do Panificador. Com o projeto “Você aceitaria uma água assim? Nem os peixes”, eles buscam incentivar os panificadores para que eles implantem um ponto de coleta de óleo de cozinha em cada estabelecimento. Para estimular a reciclagem, a cada dois litros de óleo de cozinha usado, a empresa e os clientes dos estabelecimentos ganham produtos de limpeza das marcas Barra, Bio Brilho e Bica. A Abipan foi criada em 1912 e a entidade reúne atualmente 300 empresas de panificação da capital fluminense.

Reutilização do óleo de cozinha

A Grande Rio Reciclagem Ambiental processa, por ano, 3 mil toneladas de óleo de fritura usado, e 1,5 mil tonelada de garrafa Pet, utilizados no transporte desses resíduos. A previsão da Grande Rio é de expandir a coleta de óleo vegetal para 12 milhões de litros em 2010.

De acordo com a consultora de Meio Ambiente da Grande Rio Reciclagem Ambiental, Alessandra Caline, cada litro de óleo que chega aos rios contamina cerca de 1 milhão de litros de água, aproximadamente a quantidade de água que uma pessoa consome durante 14 anos. “O óleo de fritura usado não deve ser jogado no ralo da pia, no vaso sanitário, no bueiro ou no lixo. Se jogado na pia, o óleo causa entupimentos e ainda contamina os rios, onde o esgoto vai parar. Se jogado no lixo, ele vai para aterros sanitários e lixões e forma uma camada impermeável no solo, impedindo a passagem da água da chuva e piorando os efeitos das enchentes”, diz a consultora ambiental.

O óleo de cozinha, quando reciclado, serve de matéria prima para vários produtos como o sabão pastoso, para lavar louças, e o biodiesel. A Grande Rio Reciclagem Ambiental busca parcerias como a da empresa GR Higiene e Limpeza, que adquire as matérias-primas processadas para produzir sabão em barra e sabão pastoso das marcas BioBrilho, Bica e Barra.

Para aumentar o volume de resíduo vegetal recolhido, a empresa intensificou os trabalhos de conscientização nas escolas. No programa, as crianças trocam óleo de fritura usado por produtos de limpeza. O transporte desse resíduo ocorre por meio de garrafas PET, que também são recicladas e reaproveitadas. Depois de descontaminadas, são doadas para trabalhos sociais em comunidades carentes.

Fonte: Interface
Autor: Clarice Mendes
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br