TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Parceria com ESPM cria laboratório de varejo em Porto Alegre
   
     
 


02/07/2010

Parceria com ESPM cria laboratório de varejo em Porto Alegre
ESPM/RS e Shopping Total se unem na qualificação de estudantes

 

Ana Paula Aprato/JC
Oltramari e Lucht formalizaram acordo que inclui 18 lojistas do shopping
Oltramari e Lucht formalizaram acordo que inclui 18 lojistas do shopping

Os alunos de graduação e pós-graduação em Administração, Design e Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS) passam a interagir com o mercado, a partir deste mês, através de uma parceria inédita no Brasil. Um grupo de 50 estudantes da instituição irá integrar o primeiro módulo do Laboratório de Varejo, projeto conjunto entre a ESPM e o Shopping Total.

Nesta quinta-feira, o empresário Eduardo Oltramari, superintendente do shopping, e o diretor-geral da ESPM/RS, Richard Lucht, assinaram o termo de parceria que irá viabilizar o projeto. "Esta será a primeira vez que um shopping realiza um projeto unindo a realidade dos empresários com a teoria ensinada em uma instituição de ensino", destacou Oltramari.

Até dezembro, 18 lojistas do Total irão abrigar a ESPM em seus estabelecimentos. A seleção das empresas foi feita de acordo com a área de estudo dos cursos contemplados. "A expectativa é de que a parceria dure muitos anos e que gere outros projetos", disse Lucht. Segundo ele, as lojas participantes serão tema e objeto de estudo e trabalho de jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, e de profissionais em busca de especialização.

O laboratório de varejo será aplicado para disciplinas de Design - Inovação, Ergonomia Design, Desing e Merchandising, Gestão em Desing, Design de Marcas, Promoção e Vendas, Criação, Promoção e Merchandising. As cadeiras foram escolhidas estrategicamente para o alinhamento do perfil destas lojas para aplicação de estudos e pesquisas.

Oltramari destacou que a ação conjunta une "o exercício da melhor técnica com a prática efetiva do varejo moderno". "Serão proporcionados os ajustes necessários para a potencialização dos resultados desejados, propiciando uma adequação sob medida para atingir o encantamento dos clientes", afirmou o superintendente.

Para o diretor-geral da ESPM/RS, a parceria com o Total é estratégica, já que os alunos da graduação e pós-graduação terão a oportunidade de se qualificar. "Eles terão contato direto com o mercado, podendo trocar informações e fazer pesquisa em campo. Por outro lado, os lojistas terão a oportunidade de receber um serviço de alto nível", ressaltou Lucht.

Presente no evento onde foi selada a parceria, o empresário Dionísios Flessas, proprietário da loja Malhas e Tramas, recém-inaugurada no segundo piso do Total, disse que a expectativa em relação ao projeto é grande. "Acredito que esta experiência irá ajudar a melhorar as atividades da empresa".

"Além de aproximar a universidade do mercado de trabalho, o laboratório visa a desenvolver metodologias que propiciem um upgrade no processo competitivo das lojas", reforça Lucht, listando as principais frentes da proposta: promoção de vendas, pesquisa de comportamento de consumidor, plano de marketing e plano de gestão e varejo.

Fonte: Jornal do Comércio
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br