O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2010 com 240,2 milhões de clientes de serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura, com crescimento de 13,1% em relação a igual período do ano passado. O maior destaque em números absolutos ficou por conta da telefonia móvel, que alcançou 179,1 milhões de clientes, uma elevação de 16,6% frente a março de 2009.
Os dados fazem parte do documento “O Desempenho do Setor de Telecomunicações no Brasil – Séries Temporais”, elaborado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), em parceria com a consultoria Teleco, e disponível no www.telebrasil.org.br. O levantamento revela ainda que a densidade dos serviços móveis chegou a 93%, o quer dizer que 93 em cada 100 pessoas têm celular no Brasil.
O maior crescimento percentual - de 20,8% - foi verificado no setor de TV por assinatura, que chegou a 7,6 milhões de assinantes. A telefonia fixa, por sua vez, fechou o primeiro trimestre com 41,4 milhões de clientes e a banda larga fixa com 11,8 milhões de assinantes. Considerando também a banda larga móvel, entre aparelhos de terceira geração (3G) e modems de conexão à internet, o número de acessos ultrapassou os 23 milhões.
O estudo mostra também que, no fim do primeiro trimestre, 37,6 mil localidades dispunham de serviço individual de telefonia fixa. A telefonia celular, por sua vez, chegava a 86,7% dos municípios e os serviços de TV por assinatura nas modalidades de TV a Cabo e micro-ondas terrestres (MMDS) estavam presentes em 8,4% dos municípios brasileiros.