Os supermercados permanecem na liderança como local preferido de compra dos gaúchos para produtos de volta às aulas, superando as livrarias, papelarias, lojas de bazar e de R$ 1,99. Este é um dos dados apontados por estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) junto ao Instituto Segmento Pesquisas para saber as expectativas de compra dos consumidores e de vendas dos supermercadistas em relação ao período.
O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 24 de janeiro de 2011, quando foram entrevistadas 200 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 18 e 65 anos, de todas as faixas de renda. Pelo lado dos supermercadistas, foram ouvidos 20 diretores da entidade em todo o Estado.
A pesquisa mostra que:
- 28% dos consumidores vão comprar preferencialmente os produtos de volta às aulas em supermercados.
- Para 41% dos entrevistados, os supermercados também aparecem como um local alternativo de compra de material escolar.
|
|
Antônio Cesa Longo, presidente da Agas |
|
O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, destaca que 69% dos gaúchos não descartam a possibilidade de efetuar em supermercados (local preferencial ou alternativo) as compras de material escolar.
“Os números são superiores a 2009, ano em que foi realizada a última pesquisa no período, quando este dado era de 62,5% e os supermercados já lideravam na preferência de compra de material escolar”, lembra o dirigente.
Fatores para a liderança – Segundo os consumidores ouvidos pelo Instituto Segmento, os benefícios de comprar material escolar em supermercados passam pelos seguintes fatores:
1. Comodidade/comprar junto com as outras compras da casa – 58,4%
2. Preço mais baixo – 38,3%
3. Facilidade de comprar no cartão do súper – 34,9%
4. A variedade de produtos – 22,8%
5. É mais perto de casa/localização – 20,1%
6. A facilidade de comprar com cartão de crédito –13,4%
7. Pela qualidade dos produtos – 10,7%
Com relação aos gastos deste ano com material escolar, os gaúchos apontaram que:
- Vão comprar, em média, 4,2% a mais este ano do que em 2010;
- Vão gastar, em média, R$ 76,80 nas compras do material escolar em supermercados.
Pelo lado dos supermercadistas:
Os dados da pesquisa mostram que os empresários do setor supermercadista gaúcho estão otimistas em relação às vendas de material escolar:
- Os empresários esperam vender, neste ano, 6,7% a mais do que no ano passado;
- Os preços deste ano ficarão muito próximos do ano passado: acréscimo médio de 3,8%;
- Neste período, o peso das vendas de papelaria e produtos para volta às aulas no faturamento total dos supermercados é de 4,1% em fevereiro e 6,0%em março. A estimativa da Agas é de que seja agregado o montante de R$ 40 milhões ao faturamento dos supermercados gaúchos com a venda de material escolar. Deste total, R$ 8 milhões (20%) virão da comercialização de itens produzidos por fábricas do Estado.
Segundo o presidente Antônio Longo, os cadernos serão o carro-chefe das vendas, já que a indústria está investindo no aperfeiçoamento e na divulgação destes produtos. “Pelo menos 75% dos cadernos vendidos em nossas gôndolas serão de personagens infantis licenciados ou ídolos dos jovens. Cada vez mais as crianças e adolescentes exercem poder de decisão na escolha da compra”, explica o dirigente da Agas.
Os preços e as expectativas das vendas:
Produtos
|
Valor médio
(% sobre ano
anterior)
|
Expectativa de vendas
(% sobre ano
anterior)
|
Apontador
|
5,0
|
3,0
|
Borracha
|
4,8
|
7,7
|
Caixa lápis de cor
|
5,1
|
7,7
|
Lápis preto
|
3,1
|
8,1
|
Caderno grande 96
|
7,1
|
11,2
|
Caderno universitário 00
|
6,8
|
9,3
|
Conjunto caneta hidrocor
|
2,1
|
7,7
|
Pacote folhas 100
|
4,4
|
9,4
|
Cola tubo
|
3,1
|
5,9
|
Caderno pequeno 96
|
6,4
|
10,5
|
Corretivo “error-ex”
|
2,1
|
3,7
|
Cola bastão
|
2,2
|
5,4
|
Caneta esferográfica
|
3,3
|
7,8
|
Régua 30 cm
|
2,2
|
4,6
|
Lápis de cera
|
3,5
|
8,1
|
Pasta de elástico
|
3,5
|
7,3
|
Estojo
|
0,5
|
4,5
|
Lapiseira
|
3,0
|
7,3
|
Caneta colorida
|
3,8
|
6,1
|
Fita “durex”
|
3,5
|
2,3
|
Tesoura sem ponta
|
4,2
|
5,7
|
Compasso
|
3,1
|
4,8
|
Fichário
|
4,3
|
-1,7
|
Pacote folhas 500
|
2,0
|
6,1
|
Agenda
|
4,3
|
8,0
|
Cd virgem
|
2,2
|
4,7
|
Média geral
|
+3,8
|
+6,7
|
Base: 20 supermercadistas
Fonte: SEGMENTO Pesquisas